Realizar a escolha de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) para a sua empresa nem sempre é uma tarefa fácil, pois, há uma pluralidade de opções disponíveis no mercado, inúmeras tecnologias empregadas e muitos benefícios. Para empresas que atuam em um nicho específico, como as do setor de Seguros, a escolha torna-se ainda mais complexa.
Para ajudar neste processo de análise e escolha, nós da Delphos, elaboramos este artigo que contém 7 pontos importantes que devem ser analisados:
1 – Estar em conformidade com a legislação vigente
Colocamos este tópico como o primeiro e principal. Para uma empresa de Seguros é essencial que o seu software de gerenciamento esteja de acordo com a legislação e normas regulatórias do setor. O software deve atender às demandas e obrigações impostas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), que é o órgão regulador desse mercado. Um software de gestão que não atende as regras e obrigações regulatórias pode trazer inúmeros prejuízos e problemas à empresa;
2 – Atendimento ao cliente e CRM
O segundo ponto diz respeito ao principal foco que toda empresa deve ter: o atendimento ao cliente ! Dentre os stakeholders, o cliente é a figura fundamental, uma vez que sem ele não haveria motivos para a existência da empresa. Um software ERP deve oferecer boas ferramentas de gestão para atendimento ao cliente, as quais possibilitem entender os seus desejos e necessidades, bem como o atendimento de forma exclusiva e direcionada a cada perfil. É cada vez mais comum encontrarmos softwares ERP com módulos CRM (Customer Relationship Management) e isto permite que as equipes de atendimento e vendas promovam a melhor experiência possível entre o cliente e a empresa.
3 – Controle de apólices, contratos e sinistros
Como disse William Edwards Deming, “o que não é medido não é gerenciado”. Esta premissa pode e deve ser aplicada a todo tipo de negócio, independente do porte ou segmento, uma vez que a função “controle” é uma das mais importantes. A partir desta premissa, fica mais fácil escolher o software ERP ideal, o qual deve contemplar de forma detalhada as informações de controle das apólices, contratos e sinistros. Tais informações permitirão melhor negociação com os clientes, bem como proporcionará melhor execução dos serviços, e possibilitará também que se evitem possíveis perdas financeiras e prejuízos oriundos de problemas legais.
4 – Dashboard e Relatórios
Dados e informações são um dos elementos mais preciosos para todo o empreendimento, pois, estes permitirão a tomada de decisão e proporcionarão o planejamento futuro. Para as empresas que comercializam Produtos e Serviços de Seguros, as “informações” são determinantes para seu sucesso e crescimento no mercado. No processo de escolha deve ser observado se ele possui um Dashboard (plataforma visual de gráfico e informações) bem estruturado, e, se é intuitivo e demonstre de forma clara o cenário das atividades da empresa. Além de um bom Dashboard, os Relatórios ainda continuam sendo uma parte muito importante em um software ERP, pois, ao contrário de um Dashboard que apresenta informações consolidadas, os Relatórios são detalhados e fornecem informações mais abrangentes. Logo, o sistema deve ter um Dashboard e Relatórios que se complementem e ofereçam indicadores de resultados relevantes para o processo de tomada de decisão.
5 – Capacidade de otimizar processos
O mercado de Seguros é muito dinâmico. Logo, quanto mais rápidos e desembaraçados forem os processos, melhor a empresa irá se desenvolver. Um software ERP deve ter a capacidade de otimizar processos e facilitar as tarefas do dia a dia.
6 – Cloud Computing
Informação boa e relevante é aquela que está disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana e em qualquer parte do mundo. Atualmente, com a popularização cada vez maior do Cloud Computing, essa é uma alternativa que deve ser avaliada, por apresentar a vantagem de não necessitar uma infraestrutura própria e dedicada. Ao escolher um software ERP de gestão, analise os prós e contras de hospedar o sistema em sua própria instalação ou utilizá-lo em uma nuvem, seja pública ou privada.
7 – Empresa desenvolvedora com profissionais especializados na área de Seguros
Cada segmento empresarial tem suas características e peculiaridades, as quais devem ser respeitadas. Por isso, é fundamental que o software ERP de gestão escolhido, esteja direcionado ao seu segmento, com ferramentas ligadas às suas atividades. Neste contexto, a opção por uma empresa desenvolvedora com profissionais especializados na área de Seguros, é a mais acertada, dado que tais profissionais perceberão e entenderão de forma completa as dores da empresa e, assim, desenvolverão as soluções específicas necessárias.
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