O consumidor atual é bem informado e menos suscetível aos discursos comerciais tradicionais. Com isso, é sensível a preço e qualidade, e pesquisa em diversas empresas e canais antes de decidir pela compra. Este quadro aumenta o desafio para ganhar novos clientes. As dicas a seguir serão de grande ajuda para melhorar o atendimento de sua empresa.

  1. Lembre-se que o atendimento começa antes da venda

A experiência do cliente se inicia antes do contato comercial. É fundamental que quando ele entrar em contado com a sua organização, seu atendimento seja direcionado para uma pessoa preparada. Assim podendo atender às expectativas de forma assertiva e eficiente. Sendo assim, garanta que a sua empresa possua canais de relacionamento acessíveis, evitando que o potencial cliente navegue e perca tempo em diversos ramais diferentes durante um contato telefônico. Uma ligação deve ser tratada com uma tentativa de contato rápido e emergencial.

Além disso, é essencial manter um clima organizacional saudável na área de atendimento, onde seja perceptível a simpatia e a disposição por parte dos atendentes. Uma pesquisa desenvolvida pela empresa Better Business World Wide, apontou o vendedor brasileiro como um dos menos simpáticos do mundo. Sendo assim, invista em um ambiente profissional alegre e com energia.

Não se esqueça de prestigiar o potencial cliente, garantindo respeito e informações de forma clara e objetiva. Se não houver dúvidas por parte dele, a chance de contratação do seu serviço será muito maior. Se apoie na máxima: “ Um potencial cliente bem informado é um futuro cliente satisfeito”.

  1. Conheça bem o Seu Público

Este é outro aspecto fundamental no atendimento, pois já no ponto inicial do contato é preciso saber quais as necessidades do potencial cliente, para oferecer as melhores soluções. Neste processo cabe ouvir com muita atenção a fim de reconhecer demandas e necessidades individuais em uma rede comum de atendimento. Assim evita-se que o contato precise repetir informações para pessoas diferentes.

Estude os padrões comportamentais do seu público. Além de investigar os seus desejos, traga todos os questionamentos que se repetem em sua base e eleja as melhores respostas, transformando essas informações em feedbacks e utilizando-os como padrão em todo o setor. Isso evita erros de comunicação e respostas divergentes dentro de seu negócio.

  1. Tenha transparência

Em alguns casos, pode acontecer de um atendente não compreender a demanda do potencial cliente. Ou, então, é possível que a resposta não conste em manuais. A situação piora se não existir ninguém que possa esclarecer a questão. Em todos estes casos, é preciso admitir para o consumidor a impossibilidade de uma resposta imediata, firmando o compromisso de retorno de forma rápida. Um fato importante é que não há como melhorar o atendimento de uma empresa sem se guiar pelo valor da transparência.

  1. Use a tecnologia a favor da sua organização

A sua empresa deve saber aproveitar a tecnologia como elemento para melhorar o atendimento. Com este recurso é possível responder às demandas de forma muito ágil. A agilidade é uma das bases de garantia para experiências mais satisfatórias. Sistemas de gestão e atendimento colaboram, ainda, para o direcionamento do potencial cliente, garantindo que ele seja direcionado a quem está apto a solucionar a sua demanda.

  1. Mantenha canais de comunicação eficazes para melhorar o atendimento

Por fim, os canais de comunicação da sua empresa devem estar integrados em um modelo Omnichannel, isto é, em diversos canais integrados. Hoje é possível utilizar chatbots, redes sociais, aplicativos e inúmeros outros recursos para que ocorra a interação. Faça uma boa integração entre ferramentas automatizadas e o direcionamento para que o público sempre obtenha uma resposta satisfatória.

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