Só em 2018, as fraudes comprovadas no setor de seguros chegaram a atingir R$ 723,2 milhões. As fraudes em seguros ainda são uma preocupação constante no cotidiano das seguradoras. Elas vão desde a simples omissão e pequenas mentiras, até chegar a crimes mais graves, como um atentado contra a vida de alguém. Isso tudo gera motivos para insegurança e desconfiança. A fraude é caracterizada como um ato de má-fé praticado por alguém visando obter alguma vantagem – seja para benefício próprio ou de outra pessoa. O ato é praticado mediante abuso de confiança, inverdades, infração das regras e outros artifícios.
Em relação ao modo como é cometida, a fraude pode ser:
- Premeditada: ocorre durante a contratação, quando uma pessoa contrata o serviço com o intuito deliberado de cometer o ato ilícito e levar vantagem
- Oportunista: ocorre quando o sinistro é falsificado por uma pessoa que exagera uma ocorrência verdadeira, aproveitando-se para obter maiores benefícios diante do sinistro.
Mesmo sabendo disso, não é fácil identificar as fraudes. Então, acompanhe as dicas a seguir para se prevenir contra fraudes em apólices e sinistros.
Tenha atenção ao momento da contratação
Dê total atenção ao cliente no momento da contratação do seguro e busque identificar quem ele é. É recomendável solicitar documentos que comprovem sua identidade, profissão e rendimentos e, também, pedir para ele responder a um questionário com perguntas básicas.
A etapa inicial é primordial para prevenir fraudes. É nessa hora que o atendente faz as verificações sobre o cliente. Para isso, é importante contar com pesquisas em bases de dados e programas como o de verificação de ID, que digitaliza o documento com a foto da pessoa, atestando a sua autenticidade.
Promova a ética e reavalie as políticas internas
A empresa precisa ter o seu código de ética interno e promove-lo entre os seus colaboradores, pois o reforço dos princípios éticos ajudam a coibir ações ilícitas. Além disso, as políticas internas devem ser reforçadas tais como: processos de controle, detecção de fraudes e auditorias internas. O controle é essencial para manter a ordem e a transparência nos negócios.
Treine e desenvolva a sua equipe
Treinar e desenvolver a equipe é necessário para prepará-la para detectar as situações de prováveis fraudes ainda durante o primeiro contato com o segurado. Assim, a equipe compreenderá a importância da verificação das informações e terá maior segurança, sabendo exatamente o que fazer em cada momento ajudando a prevenir fraudes.
Fique atento aos indicativos de fraude
Em muitos casos, os fraudadores têm maneiras bem comuns de se portarem. Por isso, é importante estar atento a alguns indicativos de possíveis fraudes em apólices e sinistros, como:
- Documentação falsificada;
- Efeitos desproporcionais às causas do sinistro;
- Contradição e ausência de nexo nas ocorrências de sinistro;
- Contratação de um seguro quando a pessoa já possui doença preexistente;
- Designação de beneficiário que não tenha sido feita pelo segurado, entre outros.
Comunique aos órgãos responsáveis
A média de descoberta de atos de fraude ocorre em torno de 18 meses desde o início até a descoberta. Cometer fraude é crime e se enquadra nas mesmas penas que o estelionato, acarretando ao autor do ato ilícito a multa e a reclusão de aproximadamente cinco anos. Diante de uma situação comprovada de fraude, as autoridades competentes devem ser comunicadas, para que tomem as medidas cabíveis.
A prevenção às fraudes em apólices e sinistros é resultado de ações diárias, que envolvem o embasamento ético, as políticas internas da organização, o treinamento e o desenvolvimento da equipe, assim como o monitoramento dos processos. Cada vez mais o uso da tecnologia auxilia na prevenção de fraudes, por isso é recomendado o uso dela pelas seguradoras não somente através do equipamento de verificação de ID, mas também, por meio de outros software de monitoramento de fraudes.
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