As vantagens do ETL se relacionam com a velocidade com que os dados são criados. Está cada vez mais difícil acompanhar o que acontece dentro das empresas e a tendência é que essa velocidade sempre aumente. Para que as empresas não se tornem ultrapassadas, é necessário que se adequem a esse ritmo e se prepararem para lidar com todos esses dados. Uma ótima forma de começar a desvendar esse mundo de informação, dados e business intelligence é a partir do uso de ferramentas de ETL.
Essas ferramentas podem ser usadas para diversas finalidades, mas a principal delas é preparar os dados para auxiliar na tomada de decisões, finalidade essa que por si só já demonstra a importância do tema em questão. Por isso, confira aqui as dez principais vantagens de utilizar uma dessas ferramentas para a organização dos dados, mas antes uma definição rápida do que é ETL.
ETL, do inglês “Extract, Transform and Load” (Extração, Transformação e Carregamento), são ferramentas de software cuja função é a extração de dados de diversas fontes, transformação desses dados conforme regras de negócios e, por fim, o carregamento dos dados geralmente para um Data Mart , Data Warehouse e analises de soluções B.I.
As dez principais vantagens do uso destas ferramentas:
1 – Fontes diversas
Ferramentas de ETL são capazes de juntar em um único lugar dados oriundos das mais diversas fontes, não importando se a sua empresa acabou de implantar um grande ERP e ainda possui sistemas legados, que não podem ser abandonados, trabalhando em plataformas totalmente incompatíveis, ou ainda, utilizando planilhas e arquivos de texto para armazenar conteúdo. Até mesmo aquele serviço da web, disponibilizado por um parceiro comercial para consulta de alguma informação, poderá contribuir como fonte de dados, trabalhados e disponibilizados automaticamente em um único repositório.
2 – Padronização de conteúdo
É possível criar regras de padronização que transformam dados diferentes, mas que possuam mesma semântica, em um mesmo dado. Como, por exemplo, um formulário que no campo do CPF, onde às vezes aparece caracteres especiais, poderia ser definida a regra de remoção de todos os caracteres especiais. Outra possibilidade seria no caso em que um sistema armazena a ausência de informação do CPF com o termo ‘Não Existe’ e outro sistema armazena com ‘00000000000’, é possível a substituição do termo ‘Não Existe’ por ‘00000000000’ e assim teríamos um campo totalmente padronizado.
3 – Garantia da qualidade de dados
A qualidade de dados é fundamental para qualquer processo decisório. Sendo assim, é extremamente importante garantir o saneamento de inconsistências existentes nas fontes. Uma ferramenta de ETL permite identificar e corrigir esses dados, seja removendo duplicidades, verificando cálculos, regras de negócio ou buscando informações incompletas, como uma cidade a partir de um CEP cadastrado, além de muitas outras possibilidades.
4 – Automatizar verificações manuais
Atividades como gerenciar prazos, acompanhar produtividade, verificar compatibilidade de cadastros em diferentes sistemas, entre outras, podem ser automatizadas por meio de rotinas de ETL, seguidas pela entrega de comunicados, seja por e-mail ou emissão de relatórios.
5 – Emitir alertas de conteúdo
É possível ainda auditar os dados disponíveis, com a emissão de um alerta automático, caso regras previamente definidas sejam encontradas. Como no caso de movimentações financeiras, acima de determinado valor e em determinada região, que devam ser informadas ao gerente financeiro. Para atender tal necessidade, após o processamento dos dados, pode ser enviado um e-mail ou disponibilizado um relatório com todos os casos encontrados para este gerente.
6 – Manutenção dos metadados
Devido à interface “arrasta e solta” e à biblioteca de elementos pré-construídos normalmente disponíveis nas ferramentas de ETL, tanto o gerenciamento quanto a manutenção dos metadados se tornam incrivelmente simples. Até mesmo a criação e alteração da estrutura do repositório de destino dos dados pode ser feita automaticamente.
7 – Reuso
A reusabilidade é outra característica importante das rotinas de ETL, que resumidamente, são blocos de processamentos encadeados que compreendem desde a leitura dos dados até o armazenamento no destino final. Sendo assim, podemos reutilizar tranquilamente alguns desses blocos por diversas vezes durante um mesmo processo de carga. Até mesmo em novas implementações podemos fazer uso de blocos construídos em implementações anteriores.
8 – Controles de carga
Um processo de carga pode ser extremamente rápido ou, dependendo do escopo da solução, demorar consideravelmente. Consideremos um processamento que leva horas e que seja interrompido minutos antes do seu término. É necessário reprocessar tudo novamente? Com uma ferramenta de ETL, não, pois ela permite construir um registro de execução que orientará a rotina a iniciar o processamento a partir do ponto onde houve a interrupção.
9 – Performance
Ferramentas de ETL possuem métodos para agilizar o processamento dos dados e algumas garantem ao desenvolvedor liberdade para gerenciar o consumo de recursos durante o processamento, podendo executar rotinas em paralelo ou forçar um pouco mais o “trabalho” do banco de dados, dependendo do horário, entre outras possibilidades.
10 – Economia
Ferramentas de ETL são conhecidas por possuir um alto custo de implantação. Porém, o uso correto das informações coletadas pode ajudar a reduzir custos, demostrando exatamente onde está o desperdício, aumentando a produtividade através de automatização de tarefas rotineiras e permitindo que os profissionais se dediquem ao que realmente importa: alcançar metas, identificar problemas antes que eles ocorram, entre diversas outras possibilidades.
Estamos em uma era em que os dados se tornaram grandes ativos dentro das empresas e não dar a eles a devida atenção pode ser o primeiro passo para o fracasso. Ferramentas de ETL ajudam exatamente nisso e, quando bem utilizadas, se tornam um grande diferencial competitivo, pois tão importante quanto conhecer os clientes e concorrentes, é conhecer a própria empresa.
Siga as redes sociais da Delphos, Facebook e Linkedin.