O Business Intelligence (BI) é um conjunto de ferramentas e estratégias de coleta, armazenamento, tratamento e análise de dados vindos das mais diversas fontes da corporação. É a melhor tecnologia de auxilio nas tomadas de decisões estratégicas dentro das empresas atualmente, sendo amplamente utilizada para trazer novos rumos de negócios e planejamentos mais assertivos.
Analisar dados é uma maneira de garantir que as informações serão mais confiáveis e condizentes com a realidade. Ter a capacidade de interpretar essas informações é uma maneira de prever problemas, encontrando soluções eficientes para aumentar a produtividade e apostar nas oportunidades certas.
O BI fornece vantagens competitivas como a inteligência de negócio e o autoconhecimento da sua empresa. Saber exatamente o andamento de cada processo, número de vendas, novos clientes conquistados, taxa de rejeição de produtos ou serviços, é a melhor maneira de definir os rumos comerciais para atingir mais resultados . Sem a análise de dados é quase impossível identificar as causas da estagnação no seu crescimento.
Os dados acerca dos consumidores são os mais importantes a serem coletados. Tanto a equipe de marketing quanto de vendas ou SAC terão um escopo maior de técnicas para atrair e conquistar novos clientes quando possuem conhecimento sobre o público que está sendo trabalhado. O Business Intelligence fornece informações preciosas que podem ser aplicadas a um CRM (Customer Relationship Management).
Com decisões pautadas em informações confiáveis, as chances de fracasso são reduzidas drasticamente. Testar diversas técnicas de aproximação com o cliente, novos produtos, ou até estratégias de marketing, é essencial para encontrar as melhores soluções para os problemas do consumidor. Sem a mensuração contínua de resultados, produtos, métodos, processos e serviços, os gestores não possuem material de decisão estratégica eficiente.
Inovar é a principal maneira de se manter competitivo no mercado, mas isso não significa que a empresa deva lançar todas as ideias sem antes realizar uma pesquisa de mercado. Muitos prejuízos poderiam ser evitados se fossem realizadas consultas prévias e analises frequentes de dados históricos, sejam aqueles adquiridos pela experiência acumulada em anos de atuação, sejam através de pesquisa para conhecimento sobre o público-alvo. Até mesmo conhecer o histórico dos competidores e da indústria é uma maneira de tomar decisões mais coerentes e certeiras.
Ferramentas para melhorar os resultados através do Business Intelligence
Os meios para a aquisição e armazenamento de dados são diversos. A empresa deve conhecer profundamente todas as técnicas e métricas geradas com o BI. Algumas ferramentas, já testadas, fornecem resultados eficientes e confiáveis para que a análise seja feita de maneira assertiva.
Data Warehouse
Trata-se de um grande banco de dados onde todas as informações ficam armazenadas, de maneira que quaisquer relatórios são gerados com maior eficiência, baseados em registros históricos da empresa. Esse modelo de armazenamento permite que a empresa analise em detalhes os processos envolvidos em seus negócios.
Data Mining
O Data Mining também é um processo de armazenamento e processamento de dados, mas com o objetivo de identificar padrões entre as informações cruzadas pelo sistema, padrões esses que podem ser extremamente valiosos para a empresa.
Integração
Uma das possibilidades mais úteis de uma solução de BI é a capacidade de integrar dados quando a empresa possui diferentes sistemas em sua estrutura, ou se utiliza de planilhas em Excel para gerenciar alguma atividade, ou até mesmo deseja analisar dados oriundos de redes sociais que estejam relacionados à sua marca. O fato desses dados estarem disponíveis em plataformas completamente distintas torna a análise um verdadeiro desafio. Porém, ao adotar uma solução de BI, é possível agrupar todos esses dados em um único lugar, onde será possível realizar as mais diversas combinações para explorar de forma ampla e eficaz todos os dados disponíveis.
Alertas e Monitoramento
Outra funcionalidade muito utilizada é a capacidade de criar rotinas de monitoramento que verifiquem automaticamente se determinada condição está sendo cumprida ou não, para, a partir dessa informação, emitir alertas através do envio de e-mails ou exibição do problema em um dashboard, o que é muito útil no controle de prazos, por exemplo. Junto com a ferramenta de integração, é possível monitorar a combinação de dados de diferentes sistemas ou de fontes públicas.
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