A relação entre bots e vendas é um assunto bastante comentado atualmente. É amplamente reconhecido, aliás, que os chatbots transformaram a forma como é feito o atendimento ao consumidor. A novidade agora está nas empresas que vêm mesclando humanos e bots em seu processo de vendas.
A forma como o recurso revoluciona a jornada do cliente de seguros tornou-se até mesmo tema de artigo recente na revista Insurance Business America. O artigo ilustra como o primeiro contato com o consumidor pode ser realizado através de sistemas inteligentes. No exemplo temos um lead em busca de determinado produto de seguros.
Ele visita o site de uma empresa da área para fazer a cotação de uma apólice. Ao inserir as informações do formulário, uma janela de chatbot se abre oferecendo ajuda. Os sistemas com inteligência artificial utilizam reconhecimento de linguagem natural e conseguem analisar o nível de engajamento do potencial cliente com o produto.
Ou seja, a IA identifica os leads mais propensos a contratar os serviços oferecidos. Este é um exemplo básico de como bots e vendas se relacionam. No entanto, a despeito de toda a praticidade do recurso, ainda é necessário que um componente humano faça parte da jornada. Sobretudo quando esta se encontra na fase decisória.
É, portanto, no fundo do funil que o atendimento humano faz toda a diferença. As informações que foram coletadas anteriormente pelos bots ajudam os agentes a oferecer um atendimento altamente personalizado. Esta combinação é importante para que o setor de seguros possa alinhar-se a uma economia centrada no usuário.
Bots e vendas: mesclando humanos e bots em seu processo de vendas para criar experiências de consumo mais fluidas
As organizações que estão mesclando humanos e bots em seu processo de vendas conhecem melhor os hábitos dos seus clientes. O resultado direto é que conseguem atender suas necessidades e desejos de forma mais satisfatória. Outro detalhe importante é que a combinação mencionada gera uma relação de Frictionless Customer Experience.
A expressão representa uma experiência de consumo mais fluida, que elimina qualquer interação que possa ser considera desnecessária. O conceito tem ainda uma ligação direta com a personalização dos produtos de seguros. E isso porque ao juntar bots e vendas as seguradoras podem oferecer apólices moldadas pelas necessidades dos clientes.
Quando a conversão ocorre depois de todas as etapas descritas, os atendentes humanos iniciam a etapa de fidelização. Não significa dizer, é claro, que a inteligência artificial seja deixada de lado. Assim como existe a relação entre bots e vendas, também podemos empregar o recurso na pós-venda com bons resultados.
Desse modo, as seguradoras podem oferecer sempre as melhores experiências para o consumidor, independentemente do ponto de contato. É claro que o percurso de fidelização deve ser esboçado desde a primeira comunicação empresa-cliente. É por isso que as seguradoras estão mesclando humanos e bots em seu processo de vendas.
Estas são as vantagens de aliar bots e vendas para lidar com os clientes de seguros. Gostou do artigo? Deixe um comentário e assine a newsletter da Delphos para receber textos como este em primeira mão. Você pode nos acompanhar também nas redes sociais.