A gestão de dados em 2019 se tornou um dos principais objetivos de qualquer empresa. Este recurso tão importante ajuda a conhecer o cliente, o mercado, os concorrentes e o próprio negócio. Com estas informações, os gestores e donos de empresas tem mais propriedade para tomar decisões que afetam de forma positiva o seu negócio. Por isso, este recurso se tornou tão valioso para as empresas que buscam crescer e se desenvolver.
Então, existem diversas tecnologias que se destacaram na gestão de dados em 2019. A nuvem é, sem dúvida, um dos maiores conceitos. Para quem não sabe, este é o conceito de garantir que as informações estejam armazenadas na própria rede. É uma solução que traz inúmeras vantagens para as empresas, por conta de seu preço mais barato e pela facilidade de acessar as informações de praticamente qualquer lugar. Com isso, não importa onde esteja, o gestor tem tudo na mão sobre o seu negócio.
A nuvem já existe há bastante tempo, mas se tornou um dos maiores pilares da gestão de dados em 2019, por conta de um aumento significativo na segurança. Portanto, este é o modelo preferido das startups, e muitas já tem sua estrutura totalmente na nuvem. O aumento da velocidade de processamento e de transmissão também contribuiu para este fenômeno se tornar tão forte.
A nuvem e outras tecnologias de gestão de dados em 2019
O Datapeers também é uma tecnologia que é essencial para a gestão de dados em 2019. Com a chegada iminente da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), as empresas precisam ter formas mais eficientes e seguras de tratar as informações de pessoas. Por isso, esta solução visa ajudar as empresas a protegerem este recurso que se tornou vital para a estratégia de qualquer negócio.
Além da segurança, é preciso que haja uma forma de entender como usar estes dados de maneira eficiente. Por isso, parte das tecnologias de gestão de dados em 2019 focam o business intelligence. O grande volume de dados é uma ótima notícia, mas também apresenta um desafio. É preciso encontrar formas eficientes de analisar um volume tão grande de informações. Estas tecnologias ajudam a analisar os dados e encontrar insights que podem ajudar a empresa a usar melhor essas informações.
Por fim, outra grande tecnologia na gestão de dados em 2019 é o blockchain. A ideia por trás do bitcoin e de outras criptomoedas, podem ajudar a trazer mais confiança e força para a troca de informações. Ele funciona através de um processo de descentralização da informação. Ou seja, todos que fazem parte da rede podem acessá-la e validar as operações. Assim, é praticamente impossível que qualquer informação seja alterada sem que todo mundo perceba. Isso praticamente elimina as fraudes em um ambiente em que as informações são importantes. O blockchain é uma ideia que está evoluindo rápido e seu futuro é muito promissor.
Estas são algumas das tecnologias de gestão de dados em 2019 que mais tiveram impactos no mercado. O que você acha? Existe alguma tecnologia essencial que você gostaria de acrescentar? Então, deixe o seu comentário abaixo! Siga nossas redes sociais, Facebook e Linkedin, e para continuar recebendo outros conteúdos interessantes como este, assine a nossa newsletter!