A segurança de dados, um dos ativos mais importantes das empresas hoje em dia. Através dos dados que os gestores extraem informações sobre clientes, negócios e sobre o mercado, de modo a tomarem as melhores decisões. Nunca antes como agora existiu a consciência de que é necessário e fundamental proteger a informação. O mascaramento de dados é uma técnica muito utilizada com esse objetivo, pois permite a segurança de dados e informações confidenciais de forma automatizada. Esta ferramenta é uma necessidade crescente sobretudo nas empresas que gerem um grande volume de dados.
Mas afinal, o que é mascarar dados?
Mascarar os dados tem o principal objetivo segurança de dados confidenciais contra acessos não autorizados. Na prática, as ferramentas de mascaramento de dados criam uma versão semelhante aos dados originais em termos de estrutura, mas sem revelar a sua verdadeira informação. O formato original mantém-se inalterado, mas os dados apresentados são fictícios. Os dados mascarados podem ser utilizados em ambientes de teste e em auditorias, não comprometendo o resultado da análise, mas garantindo sempre a confidencialidade da informação sensível. Um processo manual para segurança de dados consome muito tempo e recursos humanos pelo que a melhor opção é recorrer a ferramentas que façam o processo de modo automático, como o Datapeers.
Por que devo mascarar os dados da minha empresa?
A razão principal e aquela que deve ser o foco da sua atuação enquanto gestor é a segurança reforçada dos dados. Com o mascaramento de dados poderá utilizar dados sensíveis em ambientes de teste e garantir que a informação confidencial se mantém inabalável. Esta informação mascarada poderá ser utilizada para efeitos de marketing e auditorias, bem como para análises de comportamento do consumidor e de tendências do mercado.
Ao mascarar os dados, a empresa demonstra preocupação e responsabilidade pelos dados de terceiros, o que segue preceitos da nova lei de proteção geral de dados e ainda agradará os seus atuais e futuros clientes. Com a onda de informação sobre a necessidade de segurança de dados, os próprios clientes estão mais receosos quanto à segurança da informação que partilham e se souberem que a sua empresa cumpre todos os requisitos legais, vão tornar-se fiéis à sua marca e irão passar uma mensagem positiva sobre si!
Outro fator importante são o recente Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia – RGPD (ou GDPR em inglês), que entrou em vigor em maio de 2018 na Europa e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) aprovado em julho no Congresso Nacional. Estas leis obrigam as empresas a terem uma especial atenção ao modo como tratam os dados dos seus clientes e, caso haja descumprimento, as multas podem chegar a 50 milhões. Assim sendo, o mascaramento de dados ajuda as empresas a cumprir a nova lei e é uma ferramenta essencial para garantir que as informações estão seguras assim como seu banco de dados.