Na área de negócios, otimizar processos representa, na maioria das vezes, mais competitividade e melhor retorno ao mercado. Por esse motivo, cada vez mais surgem novas ferramentas que possibilitam a realização desses processos de forma mais profissional e especializada.
As seguradoras têm ampliado sua participação no mercado através da diversificação e inovação de seu produtos. Apesar dos gastos com seguros estarem cada vez mais incorporados ao orçamento doméstico da população, analises preditivas hoje são indispensáveis e consideradas uma necessidade básica para o sucesso do negócio.
Tudo isso faz com que as seguradoras tenham que utilizar estratégias que possam colocá-las à frente no segmento. Hoje falaremos de uma dessas estratégias: o BPO.
Business Process Outsourcing (BPO)
O Business Process Outsourcing (BPO) nada mais é do que a terceirização de determinados processos necessários para a operacionalização do negócio. Ou seja, a empresa terceiriza trabalhos que não estejam diretamente relacionados à atividade-fim desenvolvida, e que precisam ser realizados de forma barata, com cuidado a prazos, e com extrema qualidade. Em algumas empresas podem ser terceirizados trabalhos como o de limpeza, recepção, segurança, transporte, contabilidade, recursos humanos e até alimentação para funcionários.
Na área de seguros, a terceirização de serviços que não sejam aqueles diretamente ligados ao core, tem sido cada vez mais comum. Como exemplo, vamos citar o departamento de sinistros, responsável pela regulação dos processos para indenizar os segurados. Algumas vantagens resultantes da terceirização:
Vantagens do BPO para o segmento de seguros
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Diminuição de custos
Ainda que a seguradora realize a indenização pelos sinistros em bens segurados na apólice, é razoável considerar que, entre todos os segurados, apenas uma parcela precisará acionar a seguradora para um ressarcimento durante o período de vigência do seguro. Muitas vezes é custoso ou inviável manter profissionais vinculados integralmente à base da seguradora, pois não existe uma demanda certa do trabalho, pela imprevisibilidade ou aleatoriedade nas ocorrências.
Com o BPO atuando nestes processos, a seguradora pode diminuir custos com infraestrutura tecnológica, espaços, encargos trabalhistas com o pagamento de diversos profissionais subutilizados, e muitas outras coisas. A terceirização do serviço irá gerar uma economia para a seguradora, que poderá concentrar seus investimentos em suas atividades-fim.
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Otimização de processos
A estratégia de BPO permite também uma otimização dos processos internos. Deslocando uma parte de seus serviços para a empresa terceirizada, a seguradora pode focar nos processos essenciais para o seu desenvolvimento.
A seguradora poderá concentrar-se na área comercial dos seguros, investir mais no setor de marketing e proporcionar a ampliação de sua participação no mercado.
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Conhecimento especializado
Certamente a escolha pela empresa terceirizada deve privilegiar aquelas com conhecimento especializado para garantir a qualidade na regulação dos processos. Por esse motivo, buscar uma empresa que trabalha exclusivamente com o setor de seguros é um acerto para a seguradora que adotar a estratégia BPO.
Com a experiência de profissionais especializados, a terceirizada poderá oferecer um serviço mais ágil e de maior qualidade ao cliente, que espera uma resposta rápida, assertiva e econômica.
Conheça os serviços de BPO oferecidos pela Delphos, e as vantagens que podem advir dessa escolha ! Gostou do conteúdo? Então siga nossas redes sociais, Facebook e Linkedin.