O BPO surge de acordo com o cenário de velocidade das empresas. Os departamentos jurídicos responsáveis pela gestão de ações judiciais, produzem impacto relevante na organização, tanto pelo tempo dedicado à execução e acompanhamento dos processos, como pelo grande investimento que é necessário para a criação e manutenção das estruturas física e funcional, que normalmente contam com grandes equipes e múltiplos gestores.
Os inúmeros segmentos e ramos de seguro obrigam a formação de equipes multidisciplinares em diferentes áreas de formação do Direito, e, a despeito do volume de ações judiciais de uma seguradora, o alto custo da operação, desconectada dos negócios, não importa em resultados tangíveis pois, afinal, está sempre na rubrica das despesas.
Em contrapartida, não contar com um corpo jurídico qualificado poderá acarretar em prejuízos significativos e, esses sim, são altamente visíveis.
Como, então, reduzir o custo dessa operação e torná-la eficaz? Como equilibrar recursos e gestão eficiente?
São estas as perguntas que têm direcionado o mercado para descentralização de setores estratégicos, através da terceirização qualificada, hoje amplamente disseminada através do BPO de Processos Judiciais.
O que é BPO e como ele contribui para o negócio?
O BPO, sigla de Business Process Outsourcing, ou Terceirização de Processos de Negócios, é a aposta para que as seguradoras consigam direcionar estratégias e investimentos em suas linhas de negócio, deslocando para o mercado especializado setores estratégicos da organização. No âmbito jurídico, a solução resulta em ganho de produtividade, descentralização de atividades administrativas e realocação de recursos para inovações no negócio e em tecnologia.
O BPO jurídico desloca para as empresas atividades elementares do segmento, como gestão de prazos, gestão de pagamentos jurídicos, gestão de resultados, tendências dos tribunais para correção de metas, peticionamento eletrônico em massa para cumprimento de determinações de órgãos administrativos, além do regular acompanhamento das ações judiciais.
Quais os principais benefícios
Além dos benefícios já mencionados, o negócio ganha fôlego e inteligência. Contar com equipes especializadas para gerir setores contenciosos, agrega agilidade, qualidade e flexibilidade, na medida em que a terceirização minimiza os custos altíssimos de um departamento legal completo.
É possível, também, colaborar no que é o core-business (núcleo do negócio) de uma seguradora: subsídios gerenciais para tomada de decisões da alta direção, consultoria tributária, análise de contratos por especialistas das áreas de atuação da organização, e outros tantos com igual importância.
No entanto, é preciso reforçar que o que mais atrai empresas na busca de outsourcing de processos judiciais é a incessante necessidade de redução de custos com comprovada geração ou agregação de valor. A mão de obra terceirizada reduz consideravelmente os gastos com a manutenção de setores meramente administrativos, seja do ponto de vista de pessoas, seja de infraestrutura logística ou tecnológica.
Qualidade no serviço
Empresas de BPO devem garantir gestão moderna e qualificada com as melhores práticas, processos automatizados e de alta performance, e uso de tecnologia avançada na execução dos processos de trabalho, garantindo o cumprimento das metas e resultados esperados pelas seguradoras.
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