O BPO Habitacional DELPHOS, trata-se de gama de serviços voltada ao ramo habitacional do Sistema Financeiro da Habitação e Mercado Secundário, envolvendo ramos assemelhados, como o residencial, prestamista, multirriscos, consórcio, danos materiais e pessoais.
Com 54 anos de atuação no mercado e líder na prestação de serviços de gestão de carteiras de seguros habitacionais, considerando sua total independência de qualquer seguradora e o pioneirismo no ramo, a Delphos, por meio de seu BPO de Seguros, disponibiliza uma linha completa de serviços que engloba a administração de carteiras, a subscrição dos riscos, o processamento de prêmios, resseguros e cosseguros, a regulação de sinistros e o suporte à operação. Com soluções modernas, um time de especialistas e uma sólida infraestrutura, a empresa desonera as seguradoras de consideráveis despesas administrativas, bem como do ônus dos elevados investimentos na montagem da estrutura própria.
No caso do BPO FULL ofertado pela Delphos, o escopo dos serviços pode ser ampliado para cobrir todas as etapas da operação: a análise do risco envolvido no financiamento, o processamento de toda a massa segurada, a regulação dos sinistros de morte, invalidez e danos físicos aos imóveis, o gerenciamento de toda rede de profissionais médicos e engenheiros, o monitoramento de toda operação em tempo real, por meio de dashboards e a criação de indicadores para subsidiar a seguradora em sua estrutura técnico-operacional, tecnológica e de governança.
O seguro habitacional é um ramo de alta complexidade e com contratos de longa vigência. O serviço de BPO da Delphos oferece total segurança para os seus clientes, não apenas no que tange à análise da aceitação dos riscos, mas também nos cálculos e processamento dos prêmios, e nas regulações dos sinistros, garantindo a assertividade em pareceres de indicação para pagamentos de indenizações ou negativas de cobertura. O trabalho respalda as decisões da seguradora no tratamento de suas receitas e despesas administrativas, industriais ou técnico-operacionais.
Para suportar as diferentes operações, regras de negócios, e crescimentos exponenciais, em TECNOLOGIA a Delphos desenvolveu novas ferramentas complementares ao seu sistema de backoffice, como por exemplo:
O ÁpiDelphos: sistema voltado à análise e aceitação da Declaração Pessoal de Saúde e do Laudo de Avaliação de Imóveis. Tradicionalmente, no processo de subscrição do risco em financiamentos habitacionais, a praxe é que apenas a saúde do proponente seja analisada. No entanto, o imóvel, real objeto do financiamento, normalmente não é considerado para efeitos de aceitação do risco. O laudo de avaliação exigido pelo financiador sempre teve o exclusivo propósito de conhecer o valor do bem que será objeto do financiamento, e avaliar seu lastro para efeitos de garantia.
Esse mesmo laudo servirá, agora, para que a seguradora o analise sob outros aspectos, e assim possa se proteger segundo suas regras de negócios, não aceitando ou sobretaxando os riscos gravosos que possam comprometer a saúde de sua carteira. O Workflow do sistema se inicia com o cadastro da DPS e do LDA na entidade financeira, passa pelo subscritor na Delphos, segue, se necessário, para o médico, para análise das informações da DPS, ou para o engenheiro, para análise das informações do LDA, e termina com o envio do resultado para o financiador.
O curso da análise no sistema também permite que, em casos específicos, siga para o crivo da seguradora. O resultado desse novo processo é a mitigação de riscos e a redução da possibilidade de judicialização futura.
O SinDelphos: mais do que uma ferramenta para realização dos avisos dos sinistros dos segurados, o portal desenvolvido permite que a entidade financeira possa avisar remotamente as suas ocorrências, bem como inserir a documentação que irá subsidiar a regulação, ou complementá-la, em caso de exigibilidade. Por meio desse portal, a regulação de um sinistro pode ser iniciada de forma mais eficiente e todas as etapas do processo, assim como as suas eventuais pendências, podem ser acompanhadas e atendidas em tempo real, diretamente pelos usuários do sistema.
Uma funcionalidade importante disponibilizada é o Relatório Interativo, através do qual a seguradora pode extrair, a qualquer tempo, as informações de todos os sinistros avisados e regulados pela Delphos. São funcionalidades que facilitam e desburocratizam os procedimentos e criam diferenciais percebidos pelos segurados.
O SvrDelphos: solução que possibilita que os próprios proprietários de bens móveis ou imóveis, segurados, consorciados ou similares, participem das vistorias, seja para efeitos de compra, avaliação patrimonial, acompanhamento de obra, registro do estado para fins de locação/venda, ou, principalmente, para elaboração de laudos de sinistros sem impactos estruturais. A vistoria é efetuada a partir de um smartphone, via wi-fi ou por uma rede de dados a partir de 3,5G. Por meio de um link que é enviado pelo vistoriador em horário combinado entre as partes, durante o procedimento o proponente irá interagir com o profissional responsável pela vistoria.
O VinDelphos: ferramenta de business Intelligence, através da qual todos os indicadores de performance e visões de SLA’s podem proporcionar aos gestores das seguradoras, que utilizem-na como um importante instrumento para aferição dos resultados, aplicação de metodologias, criação de Dashboards e, consequentemente, avanços na otimização de processos e tomada de decisão de forma mais segura, ágil e confiável.
Com essas ferramentas, as parcerias Seguradoras/Delphos estão preparadas para oferecer um serviço completo ao cliente final, garantindo qualidade, rapidez e eficiência na triangulação “Agente Financeiro + Seguradora + Operadora”. O resultado é a facilitação na comunicação com os proponentes dos financiamentos que se tornam segurados, a desoneração dos custos e a modernização dos processos de trabalho, minimizando as dificuldades na obtenção de informações relevantes e urgentes sobre seus processos.
No ramo habitacional há dois fatores que não mudam com o tempo: o primeiro, é a casa própria, que segue sendo um dos maiores sonhos dos brasileiros e, qualquer medida que acelere suas aprovações, sempre será motivo de alegria para os proponentes. E o segundo, é a certeza de que um sinistro de qualquer natureza é sempre um pesadelo e um dos maiores temores dos segurados.
Portanto, a agilidade nas providências, a qualidade no tratamento dos casos e a humanização no processo de regulação amenizam a angústia em momentos tão delicados. E tudo isso faz parte dos serviços que a Delphos proporciona aos seus clientes.
Fonte: Revista Insurance Corp