A terceirização de serviços é realidade comum no mercado desde muito tempo. As manufaturas foram as primeiras a empregar de forma ostensiva este tipo de estratégia. Hoje o BPO, ou Business Process Outsourcing, está ganhando espaço também nas empresas de serviços. O setor de tecnologia da informação é o grande responsável por este crescimento. No cotidiano empresarial isto significa delegar processos secundários e administrativos a outras organizações. Veja neste artigo como o BPO pode ajudar na lucratividade da sua empresa.
Devemos entender antes que, ao investir no outsourcing, fazemos uma divisão de processos em dois grandes conjuntos. O primeiro é o core business, ou seja, as operações essenciais para o negócio. Do outro lado se encontram as tarefas de apoio às atividades-fim. São estes últimos os elementos terceirizáveis em uma organização. No cenário atual, muitos destes implementos são voltados para a tecnologia. Especialmente a computação em nuvem, que oferece flexibilidade, rapidez e eficiência operacional e administrativa.
É, portanto, um contexto onde o Business Process Outsourcing surge para otimização de processos internos. A partir desta implantação há uma corrente de benefícios que atinge toda a cadeia operacional da empresa. É importante salientar neste sentido que o BPO se diferencia da terceirização tradicional por conta da alta precisão e colocação especializada do serviço contratado. Há sempre uma análise detalhada de processos e recursos do empreendimento para que se busque a solução mais eficaz.
Deste modo, as empresas fornecedoras devem adaptar aquilo que oferecem à demanda interna dos seus clientes. Por conta disso, implantar este outsourcing não é tão simples, ainda que os benefícios sejam palpáveis. Entre os ganhos proporcionados pelo BPO há o aumento na lucratividade da empresa.
Business Process Outsourcing e lucratividade: entenda a relação
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Reduzindo custos operacionais
O outsourcing permite que a empresa corte alguns gastos operacionais. Assim, em muitos casos onde equipamento e equipe seriam necessários, entra a terceirização. Isto significa que em lugar de múltiplas despesas – incluindo manutenção e encargos trabalhistas – a organização centraliza gastos. Uma despesa que é comparativamente menor àquela mantida por setores e rotinas internas.
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Eficiência e desempenho
Outra vantagem do outsourcing pode ser encontrada na especialização dos fornecedores. Estes são totalmente dedicados aos serviços que oferecem, e sempre priorizam o alto desempenho através de ferramentas e processos modernos. Ademais, tornar a empresa mais enxuta elimina etapas que poderiam ser redundantes para a atividade-fim do negócio. O que nos leva ao próximo item…
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Outsourcing e Core Business
O BPO pode ajudar na lucratividade da sua empresa ao liberar seus colaboradores para se dedicarem às tarefas que realmente importam. É frequente que ao ter de lidar com processos secundários uma organização perca tempo e recursos preciosos. Em médio e longo prazo isto significa um impacto negativo na produtividade da empresa.
Como vimos, o outsourcing representa lucros por diminuir custos operacionais, de manutenção, e trazer maior eficiência para tarefas organizacionais. Além disso, o seu impacto na produtividade está ligado à qualidade das soluções oferecidas. Do mesmo modo, há ganho na liberação de colaboradores para atuar no negócio principal. Assim, o BPO é um auxiliar influente para o sucesso de uma organização no mercado.
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