O posicionamento em um mercado tão competitivo, como é o mercado segurador, demanda medidas enérgicas e táticas por parte dos gestores das seguradoras que buscam o crescimento de seus negócios. Uma ação que orienta esse crescimento e contribui para o alcance de melhores resultados é o planejamento estratégico.
Para ter melhores resultados é necessário um método claro que determine aonde se quer chegar. Nesse sentido, é preciso deixar de lado a “gestão por intuição”, em que as decisões são tomadas conforme as circunstâncias. Por isso, um bom planejamento estratégico, que ajude a empresa a enxergar os rumos do negócio, é fundamental para se diferenciar no mercado e atingir objetivos.
Neste artigo, listamos os passos para fazer um planejamento estratégico em sua Seguradora e começar a mapear o caminho para alcançar novas metas e ter melhores rendimentos. Confira!
1 – Faça um diagnóstico da empresa
Primeiramente, é importante fazer uma análise da situação atual da empresa. Ou seja, fazer uma avaliação completa do negócio. Para isso, uma ferramenta muito indicada para esse fim é a análise SWOT, um método capaz de avaliar condições internas e externas da empresa, representado pelas siglas:
- Strengths: os pontos fortes;
- Weaknesses: os pontos fracos;
- Opportunities: oportunidades no mercado;
- Threats: ameaças externas que podem gerar um impacto negativo para o negócio.
2 – Trace objetivos, estratégias e ações
Com o conhecimento do panorama do momento atual da empresa, é hora de definir os objetivos de curto, médio e longo prazos a serem alcançados. O próximo passo é traçar as estratégias e fazer um plano de ação para colocar o planejamento em prática.
3 – Prepare um cronograma, com prazos e metas
Em um planejamento estratégico, prazos não podem ficar indefinidos, caso contrário, o cumprimento de metas e o almejado alcance dos objetivos serão comprometidos. Por isso, um cronograma, com a determinação de tarefas, metas, atribuição de funções e prazos é essencial para o sucesso do planejamento.
4 – Envolva a equipe e defina o papel de cada setor no processo
O planejamento estratégico só funciona e é eficiente quando é colocado em prática e envolve toda a equipe. Caso contrário, não passa de um simples plano. Fique atento às demandas e às visões de cada setor, que podem contribuir muito para fornecer uma análise realista da empresa na etapa de diagnóstico.
5 – Determine métricas de desempenho e monitore os resultados
Quando tudo já está encaminhado, como saber se o que foi planejado está dando resultado? É simples, mensurando esses resultados. Para isso, é necessário, antes de tudo, determinar as métricas ou indicadores de desempenho de cada meta estabelecida — os chamados KPIs (Indicadores-chaves de desempenho).
Hoje, é possível contar com o apoio da tecnologia para fazer essa análise. Há ferramentas de Business Intelligence desenvolvidas para Seguradoras, como o VinDelphos, que permite o acesso aos dados de forma ágil, com análise por meio de gráficos interativos e relatórios gerados com facilidade na plataforma. É importante fazer esse monitoramento para entender se a empresa está no caminho certo ou se deve rever o planejamento e recalcular a rota.
Por fim, o que concluímos é que, sem dúvida, o planejamento estratégico é um grande aliado na tomada de decisões e tem papel fundamental no aumento da rentabilidade e no crescimento de um negócio. Mapear o caminho é importante para seguir em passos firmes rumo ao sucesso.
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