Lidar com questões judiciais, entre apólices, perícias, contratos e processos faz parte da rotina de uma seguradora, independentemente do ramo de especialidade. Um dos desafios do setor em relação a esse departamento é fazer uma administração otimizada, com um bom controle de prazos, eficiência operacional e gestão eficaz de documentos e processos administrativos.
Se esse é um dos pontos de atenção de sua seguradora, este post é para você. O objetivo deste artigo é apontar práticas e condutas que podem melhorar a gestão de ações judiciais em sua empresa. Aproveite a leitura e as dicas!
Por que é importante fazer uma boa gestão de ações judiciais?
Mesmo que a parte jurídica e contenciosa não seja o foco principal da atividade seguradora, ou seja, o core-business do setor, não podemos negar que ela é uma área importante para a operação. Cometer erros nesse quesito pode ser fatal: prejudica o cliente e gera consequências irremediáveis, resultando em prejuízos financeiros e abalo de credibilidade. Dessa maneira, ter uma gestão ágil de processos judiciais é imprescindível neste mercado competitivo que é o setor de seguros.
Dicas de como otimizar a gestão de ações judiciais em sua seguradora
Confira a seguir algumas sugestões para reestruturar e melhorar o gerenciamento de processos judiciais em sua empresa.
Faça uma análise estratégica e identifique gargalos
Quais as maiores dificuldades nessa área? Fazer uma espécie de “varredura”, ou seja, uma avaliação minuciosa de como a gestão de ações judiciais vem sendo feita na organização é o primeiro passo. Só assim é possível partir para a ação.
Defina um fluxo de trabalho, crie estratégias de acompanhamento e mantenha as informações atualizadas
Para ter um bom controle dos processos judiciais, é necessário ter rotinas bem estabelecidas. Para isso, definir um fluxo de trabalho junto a equipe é fundamental. Assim, estratégias de acompanhamento das ações podem ser estruturadas e definidas, certificando-se também de que as informações estejam sempre atualizadas para um acompanhamento eficaz.
Adote a digitalização de documentos
Processos jurídicos geralmente demandam um alto volume de documentos. Assim, para uma gestão eficiente é fundamental criar métodos de controle e organização para localizar esses documentos com agilidade e rapidez. Uma maneira simples de facilitar esse processo é a digitalização de documentos. Dessa forma, com o auxílio de ferramentas de busca e sistemas operacionais para o armazenamento dos processos, a localização deles é otimizada.
Terceirize a gestão de ações judiciais ao contratar um BPO em processos judiciais
Deixamos por último uma estratégia que consolida todas as dicas anteriores e pode ser a solução mais prática para quem deseja melhorar a gestão dos processos judiciais de maneira definitiva, sem ter que dedicar tanta energia e recursos para resolver esse problema.
Trata-se do BPO em processos judiciais, que consiste na terceirização de toda a administração e controle dos prazos jurídicos de uma seguradora. O ideal é contratar esse serviço de uma empresa especializada na área de seguros, que conta com profissionais qualificados e oferece suporte desde o acompanhamento das ações judiciais ao apoio administrativo aos escritórios técnicos contratados pelas empresas. Essa é uma ótima maneira de assegurar que a sua seguradora esteja bem amparada no que se refere aos seus interesses no âmbito jurídico.
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