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Política de Sustentabilidade

Política de Sustentabilidade
1. Introdução
A Política de Sustentabilidade da Delphos Serviços Técnicos S.A. é parte dos esforços para incorporar os princípios e o cumprimento das melhores práticas de mercado voltadas para o tema, assim como para formalizar o compromisso da Organização frente às práticas de ASG (Ambiental, Social e Governança).
2. Definição
Direcionar as iniciativas voltadas para a sustentabilidade em atividades, programas e projetos em que empresa possa estar inserida, bem como estimular o interesse, a colaboração e a participação dos colaboradores e do público de interesse da Delphos em manter um ambiente mais justo e equilibrado.
3. Abrangência
Será aplicada em todas as atividades da Delphos, junto aos seus colaboradores, fornecedores e demais parceiros.
4. Diretrizes Gerais
Estabelecer relações éticas e transparentes com os colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e com quem mais a Delphos mantenha relacionamento.
Considerar as dimensões econômica, social e ambiental na mais equilibrada forma possível, nos processos de tomada de decisão dos dirigentes.
Motivar colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores para práticas sustentáveis.
5. Diretrizes Específicas
5.1 Ambiental
Preservação do meio ambiente
Divulgar e estimular o uso consciente e racional de todos os recursos naturais, adotando medidas que visem mitigar ou impedir impactos ambientais.
Gestão Responsável de Resíduos
Descartar resíduos de forma segura e responsável e implementar práticas que visem reduzir a quantidade de resíduos gerados, viabilizando a reciclagem e a reutilização de materiais.
5.2 Social
Saúde e Segurança
Empregar todos os esforços possíveis no sentido de assegurar a saúde e a integridade física de todos os colaboradores, como também do patrimônio da empresa e dos seus clientes.
Responsabilidade Social
Agir em benefício da sociedade, fortalecendo e fomentando o diálogo com as comunidades vizinhas e colaborando com mudanças positivas nos locais onde a empresa atua, bem como efetuar campanhas educacionais visando estimular seus colaboradores ao cumprimento de suas funções como cidadãos responsáveis.
Diversidade
Valorizar e respeitar as pessoas com o objetivo de proporcionar um ambiente saudável, colaborativo, atrativo e inclusivo, honrando e preservando as individualidades com o firme propósito de combater a discriminação e o preconceito em todos os níveis e formas.
5.3 Governança
Gerenciamento de riscos e continuidade dos negócios
Gerenciar os riscos identificados nas atuações dos colaboradores visando mitigar e controlar as adversidades que impeçam o atingimento das metas estabelecidas para o desenvolvimento da empresa, além de impedir impactos negativos sobre os resultados desejados.
Integridade
Zelar para que as práticas da empresa e dos colaboradores estejam sempre em conformidade com as leis, com os requisitos legais, com os regulamentos aplicáveis aos processos da empresa, com as políticas e procedimentos internos, e sinalizar quando houver a percepção ou o entendimento de que algo possa estar em desacordo com tais responsabilidades. Fomentar as melhores práticas de governança corporativa, promovendo transparência e ética em todas as atividades desenvolvidas.
Prestação de contas
Atuar com clareza na prestação de contas, que deve ser concisa e de fácil compreensão.
Proteção de dados e ativos
Atuar no sentido de que haja zelo no ambiente organizacional, considerando os seguintes aspectos: o capital humano, intelectual, ambiental, social, financeiro e reputacional, primando pela proteção de informações confidenciais e pela precisão de registros.
5.4 Econômica
Inovação e Eficiência
Fomentar a produção de conhecimento relevante para os negócios da empresa, incentivando o investimento em inovações e novas tecnologias, objetivando a oferta de serviços de qualidade e a promoção de melhoria continua.
Valor compartilhado
Atender às expectativas dos clientes e demais partes interessadas, primando pela ética nas práticas comerciais. Observar se as buscas por parcerias com os fornecedores estão dentro das estratégias de gestão da empresa, e se as mesmas incorporam a sustentabilidade em seus negócios.
6. Iniciativas Delphos
Ao estabelecer compromissos sólidos com a sustentabilidade, a Delphos passou a integrar à sua estratégia os princípios ASG, que já são uma realidade na empresa por meio das iniciativas implementadas para impulsionar um futuro mais consciente e responsável.
6.1.1. Coleta Seletiva
A Delphos conta com os serviços da empresa Teiares para a realização da Coleta Seletiva em suas dependências.
Essa iniciativa faz parte do compromisso institucional da Delphos com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental. Desde a implementação do projeto, observou-se uma expressiva redução no volume de rejeitos descartados, resultado da correta separação dos resíduos e do direcionamento de grande parte deles para processos de reciclagem e compostagem.
A prática da coleta seletiva vai além da melhoria ambiental proporcionada pela destinação adequada dos resíduos. Ela reforça o posicionamento da Delphos como uma empresa alinhada aos princípios ambientais, sociais e de governança (ASG), promovendo ações concretas em prol da preservação do meio ambiente.
Além disso, a iniciativa gera impacto social relevante ao beneficiar diretamente as cooperativas de reciclagem parceiras do projeto, promovendo inclusão produtiva e geração de renda para trabalhadores que atuam na cadeia de valorização dos resíduos. Dessa forma, a Delphos reafirma seu compromisso com a construção de um futuro mais sustentável, colaborando ativamente para o desenvolvimento social e ambiental das comunidades com as quais se relaciona.
6.1.2. Copos e Garrafas Reutilizáveis
Com o objetivo de reduzir a geração de resíduos plásticos e promover práticas mais sustentáveis no ambiente corporativo, a Delphos implementou a distribuição de copos e garrafas térmicas reutilizáveis a todos os colaboradores.
6.2. Iniciativas Sociais
6.2.1. Parceria Social com a ARONG
Reforçando seu compromisso com o desenvolvimento social e a valorização das comunidades do entorno, a Delphos mantém uma parceria com a ARONG – Associação de Apoio e Reintegração à Organização e Núcleo da Gente. A instituição atua por meio de projetos comunitários voltados à promoção de cidadania, cultura, inclusão social e melhoria da qualidade de vida de populações em situação de vulnerabilidade.
A contribuição da Delphos com a ARONG integra as ações de responsabilidade social previstas na Política de Sustentabilidade da empresa, fortalecendo o vínculo com a comunidade local e apoiando iniciativas que geram impacto social positivo e duradouro. Essa atuação reafirma o compromisso da Delphos com os pilares sociais da agenda ASG, promovendo uma atuação corporativa ética, inclusiva e transformadora.
6.2.2. Acessibilidade Digital com a Ferramenta Hand Talk
Como parte de seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, a Delphos implementou em seu site institucional a ferramenta de acessibilidade desenvolvida pela empresa Hand Talk. O recurso amplia o acesso à informação e promove a equidade digital, atendendo a diferentes perfis de usuários.
A plataforma oferece funcionalidades como tradução automática para Libras (Língua Brasileira de Sinais), ajustes de leitura para adaptação para baixa visão, dificuldades cognitivas e outras necessidades específicas. Essa iniciativa reforça a responsabilidade social da empresa e seu alinhamento às melhores práticas de acessibilidade digital, promovendo um ambiente virtual mais acolhedor, acessível e democrático para todos os públicos.
6.3 Iniciativas de Governança
Avaliação de Fornecedores – Due Diligence
Alinhada às melhores práticas de governança corporativa e aos princípios da responsabilidade social, a Delphos implantou a Avaliação de Fornecedores – Due Diligence –, consolidando esse processo como parte integrante da sua rotina corporativa. A iniciativa visa assegurar maior transparência, integridade e ética na contratação de prestadores de serviços, reforçando o compromisso da empresa com a conformidade legal e os pilares da agenda ASG (Ambiental, Social e de Governança).
Mais do que uma prática de gestão responsável, a avaliação sistemática de fornecedores representa um importante instrumento na promoção e defesa dos direitos humanos. Por meio dela, a Delphos adota critérios rigorosos para evitar a contratação de empresas que estejam envolvidas em práticas ilícitas, como trabalho análogo à escravidão, exploração infantil, condições degradantes de trabalho ou outras violações socioambientais.
Ao exigir responsabilidade e conduta ética em toda a sua cadeia de valor, a Delphos contribui ativamente para a construção de relações comerciais mais justas, sustentáveis e alinhadas aos princípios do Pacto Global da ONU e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial aqueles relacionados ao trabalho decente, à dignidade humana e à erradicação de práticas abusivas.
Essa política reforça o posicionamento da Delphos como uma empresa comprometida com a integridade, a justiça social e a promoção de um ambiente empresarial responsável e transparente.
7. Fontes de consulta para a aplicação da Política de Sustentabilidade
- Circular SUSEP nº 666, de 27 de junho de 2022;
- Os dez princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU);
- Norma NBR ISO 14001:2015 (Sistema de Gestão Ambiental – Diretrizes);
- Norma NBR ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade – Diretrizes);
- Norma NBR ISO 45001:2018 (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho – Diretrizes);
- Indicadores da Sustainability Accounting Standards Board – SASB Referências de Mercado;
- Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC;
- Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT);
- Declaração Universal de Direitos Humanos;
- Os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU)
7.2. Fontes Internas
- Código de Conduta Ética Profissional de Funcionários;
- Política Anticorrupção;
- Política de Conformidade;
- Política de Privacidade de Dados;
- Manual de Procedimentos Internos – Due Diligence
- Relatórios Gerenciais de Coleta de Resíduos – Empresa Teiares;
- Relatórios Gerenciais de Performance do site – Empresa Hand Talk