A humanidade acostumou-se a consumir a internet e fazer dela um componente importante em seu dia-a-dia. Às vezes me questiono: Viveríamos sem toda essa conectividade absurda que já nos encontramos? Obviamente podemos afirmar que SIM, claro que viveríamos! Só que a questão é ‘como’? Teríamos que nos adaptar a ‘novos normais’, talvez com muita ajuda de terapia e substâncias calmantes.
Mas isso não vai acontecer caro leitor, não se preocupe! Ao contrário, estaremos ainda mais conectados e acelerados num futuro bem próximo. E isso será possível pela vinda do tão esperado 5G. Claro que depois esperaremos pelo 6G (já em estudo), e depois pelo 7G, 8G, ou qualquer outro nome que alguém queira dar à essa tecnologia de conectividade. Mas isso fica para discutirmos noutro fórum. Voltemos ao 5G, que está tão próximo de nós.
O 5G está surgindo aos poucos, mas irá transformar nossas vidas de forma rápida, talvez mais rápida do que imaginamos. A internet será consumida por nós de forma diversificada e também inesperada.
Cada vez mais precisamos nos conectar com pessoas e com objetos. Sim, ‘objetos’ ou ‘coisas’ ! Isso está ficando cada vez mais comum em nossas vidas, desde ‘coisas’ simples e pequenas, até ‘coisas’ que salvam vidas.
Quer um exemplo que pode até parecer cômico, mas possível? Quem não gostaria de ter uma cervejeira conectada 100% do tempo na internet, fazendo cotação de suas cervejas preferidas e avisando seus donos dos melhores locais de compra, principalmente quando ela percebe que aquela marca preferida está com o estoque baixo? Talvez você pense: “Que maravilha, nunca ficarei sem minha cerveja preferida gelada”. VERDADE!!! Só que no futuro, você talvez tenha que dar mais importância a um dispositivo que faça a mesma coisa, só que controlando sua saúde danificada por excesso de cerveja (se este for o caso), indicando para você os melhores descontos dos remédios que você passou a precisar! Isso também é VERDADE!
O 5G, de forma muito rápida, trará uma ampliação gigantesca na velocidade de transmissão de dados. A conectividade será melhor e mais rápida, a ponto de permitir que nossos cientistas, tecnólogos e inventores façam ‘coisas’ entrarem em nossas vidas, como se uma pessoa fosse, para nos ajudar! As ‘coisas’ ficarão cada vez mais inteligentes, para o nosso benefício.
Mas uma coisa parece certa: os humanos continuarão sendo humanos! Sendo assim, continuaremos sujeitos a problemas e imprevistos que sempre marcaram a história da humanidade. Além disso, creio profundamente que as máquinas continuarão a errar, pois seus idealizadores são humanos. Gente que faz, mas que também erra.
Quis o rumo da história da humanidade, que continuemos errando sim, só que com mais velocidade, mais conectados e com menos frequência, devido à ajuda das máquinas e das ‘coisas’. E é agora que não podemos esquecer dos seguros que rondam nossa vida e rondarão cada vez mais.
Seguros ainda serão muitos necessários, e as empresas que os oferecem também precisarão se adaptar às novas velocidades da Internet e da conectividade das ‘coisas’.
Vivamos e veremos!
Cláudio Guadalupe
Superintendente de TI da Delphos
Fonte: Insurtalks