Um bom gestor faz uso de inúmeras ferramentas que o auxiliam a ter uma visão realista do seu negócio para gerenciar com eficiência e tomar as melhores decisões. Sem dúvidas, o planejamento estratégico é uma delas, uma vez que ele é essencial para que a empresa tenha um crescimento sustentável.
Porém, de nada vale um excelente planejamento sem que haja um tempo dedicado ao acompanhamento de dados e indicadores. Negligenciar essa etapa pode comprometer toda a estratégia. Hoje, é fundamental fazer uma análise de dados periódica para que decisões sejam baseadas em dados consistentes. A “gestão por intuição” é um modelo de gerenciamento ultrapassado e arriscado.
Com uma mensuração eficaz de dados, evita-se perdas de oportunidades, riscos são minimizados e erros podem ser corrigidos com agilidade, sem comprometer resultados. Veja mais motivos para acompanhar dados e indicadores com regularidade em sua empresa!
Embasar a tomada de decisões
Decisões equivocadas podem gerar prejuízos irremediáveis. Por isso, a melhor forma de gestão é aquela que estrutura os passos e estratégias da empresa a partir da análise de dados sólidos. Nenhuma decisão interna deve ser orientada por achismo.
Acompanhar o planejamento e a eficácia de estratégias
Só é possível verificar se as estratégias e ações estabelecidas no planejamento estratégico estão dando certo por meio da mensuração de dados e o acompanhamento de indicadores. Assim, há a possibilidade de redefinir estratégias ou ações que não estiverem atingindo o resultado esperado, ou apenas fazer adaptações pontuais no processo, sem ter que modificar todo o planejamento.
Identificar oportunidades e testar a viabilidade de ideias
O acompanhamento periódico de dados e indicadores e a análise eficiente permite insights, ou seja, oportunidades de negócio podem ser identificadas a partir da observação criteriosa da informação gerada pela empresa e seus resultados.
Isso também contribui para o surgimento de novas ideias para o desenvolvimento de serviços e produtos – o que tem sido tendência para o mercado segurador devido às novas demandas dos consumidores. Assim, posteriormente, a viabilidade dessas ideias pode ser testada, justamente, por meio da mensuração e análise de dados.
Motivar a equipe
Como convencer a equipe a atingir determinada meta sem dados concretos para quantificá-la? Ou apresentar resultados para estabelecer um plano de ação sem mostrar a variação de indicadores? Os dados são aliados e servem de estímulo também para a motivação da equipe, que sabe de antemão as metas que deve alcançar.
Como melhorar e otimizar a análise de dados da sua empresa?
Sabemos que quem lida com um grande volume de dados complexos, como é o caso de Seguradoras, mensurar e compilar informações para fazer a análise de forma manual não é a estratégia mais eficiente. Por isso, uma ferramenta de Business Intelligence, que faz o cruzamento de dados e gera relatórios personalizados de forma ágil é a solução ideal.
É o que se propõe o VinDelphos. Por meio de uma interface intuitiva, a ferramenta permite ao usuário criar gráficos interativos e acessar dados de qualquer dispositivo, a qualquer hora e lugar. Essa possibilidade, sem dúvida, facilita o acompanhamento de indicadores em tempo real, auxiliando a tomada de decisão, a redefinição de estratégias e a correção de erros.