A transformação digital provocou mudanças em todos os âmbitos no ambiente corporativo. Para fazerem parte desse novo contexto digital, as empresas tiveram que revisar modelos de negócio e reavaliar toda a dinâmica do uso de dados e, dessa maneira, possibilitar a aplicação de estratégias mais eficazes a partir da análise de toda a informação coletada.
Em outras palavras, essa transformação vem exigindo que as organizações tenham uma mentalidade data driven. Assim, para se manterem competitivas, as empresas precisam estar inseridas nessa nova realidade. Entenda o termo e saiba como ficar por dentro dessa tendência!
O que significa de ter mentalidade data driven?
Data driven é uma metodologia orientada por dados. Ou seja, ter essa mentalidade é sinônimo de colocar os dados no centro de tudo e enxergá-los como aliados das estratégias de negócio.
Nesse sentido, são coletados e analisados dados de diversas fontes (clientes, concorrentes, fornecedores, etc.) — o que foi facilitado pelo avanço da tecnologia e o contexto atual — com o objetivo de as empresas potencializarem suas operações e passarem a tomar decisões de forma mais estratégica, baseadas em dados sólidos e não somente em suposições ou intuições.
Para atuar nessa direção é preciso muito mais que somente investir em tecnologia e em ferramentas para se atualizar. Ter a inteligência de dados como norte é uma filosofia de atuação e significa uma mudança de cultura organizacional. Tanto que essa já é uma estratégia de corporações de diferentes portes e segmentos de mercado, sendo que muitas delas já nasceram com essa mentalidade, como é o caso de diversas startups de sucesso.
Quando uma empresa aumenta a sua capacidade analítica e passa a ser orientada por dados, ela se depara com inúmeros benefícios. Entre eles, está a maior agilidade e assertividade na tomada de decisão, melhoria de processos, maior adaptação às mudanças e a capacidade de antecipar cenários e planejar o futuro com estratégias mais certeiras.
Como inserir a mentalidade data driven em sua empresa
Se você se convenceu dessa necessidade de mudança, saiba que fazer com que a sua empresa passe a planejar, a executar e a gerenciar orientada por dados é possível.
Primeiramente, é essencial estruturar um planejamento estratégico do negócio e estabelecer metas e objetivos claros. O próximo passo é investir na capacitação da equipe para provocar essa virada de chave. Assim, a mudança de mentalidade é provocada e todos passarão a tomar decisões baseados na análise de dados reais.
Por último, use a tecnologia a seu favor e invista em ferramentas que viabilizem essa transformação. Para isso, é necessário contar com recursos inseridos dentro do contexto da indústria 4.0, como Big Data, Business Intelligence e o uso de software de gestão (sistemas ERP) capazes de possibilitar a geração e o acesso fácil a relatórios que consolidem os dados coletados e propiciem uma análise mais ágil.
Considerando tudo isso, as empresas que ainda não enxergaram valor no uso de dados ou não sabem utilizá-los de maneira estratégica muito em breve estarão obsoletas e ficarão para trás em termos de vantagem competitiva. Já os negócios que desenvolverem a inteligência de dados e passarem a ter mentalidade data driven só tendem a ganhar e a criar valor superior no mercado.
Gostou do artigo? Não se esqueça de seguir nossas redes sociais, Facebook e Linkedin, para acompanhar mais novidades deste mercado.