Nos últimos anos a transformação digital, impactou profundamente no posicionamento das Seguradoras quanto ao seu relacionamento com o mercado, levando ao aprimoramento de produtos e de processos internos. A preocupação em oferecer meios práticos e eficientes de atendimento para os seus parceiros e clientes, cresce a cada dia.
Este ponto representa um grande desafio para as seguradoras, pois, além da questão técnica envolvida, é preciso vencer a resistência que ainda existe em relação ao mundo digital.
Segundo foi divulgado no Fórum S2 – Gestão e Distribuição de Seguros Massificados, apenas 6% dos brasileiros compram seguros online. Em outros setores o índice de compras sobe para 78%, como demonstra pesquisa da Conversion. Ou seja, existem questões internas e externas a superar, e essas crescem proporcionalmente de acordo com o tamanho da seguradora. Confira neste artigo os principais desafios do mercado e como eles impactam nos processos de seguros.
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Abraçar de fato a transformação digital
Muitas empresas tradicionais do mercado de seguros assustam-se com o crescimento das insurtechs. O receio é ter de competir com estes negócios focados em tecnologia. A realidade, contudo, é diversa. Em sua grande maioria, elas têm papel complementar no setor, já que atuam em pontos específicos do ecossistema. Os desafios que as grandes seguradoras precisam superar neste caso, não são as Insurtechs.
O que devem fazer é abraçar a transformação digital e todas as possibilidades que ela pode trazer para as seguradoras. Adotar recursos como Inteligência Artificial e IoT para lidar com sinistros, riscos e distribuição, pode gerar novas oportunidades de negócio e esse é um fator que ajuda a resolver as questões que abordaremos nos próximos tópicos.
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Contornar os efeitos da recessão
Diante da recente crise econômica e política, o mercado desacelerou o seu crescimento. A retomada ainda é lenta, mas pode ser impulsionada pela modernização dos processos de seguros. Isso precisa ser acompanhado da elaboração de produtos que atendam ao público alvo do mercado segurador.
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Inovar nos produtos oferecidos
Ao abraçar a transformação digital e buscar por formas de contornar a crise, é natural que a inovação seja necessária. Para as grandes seguradoras este é um dos maiores desafios. Ainda assim, é fundamental que haja uma preocupação com o desenvolvimento de produtos mais customizados para o seu público.
Neste tocante, os processos de seguros devem evoluir para aproveitar melhor os momentos capazes de gerar oportunidades de negócio. Para isto, os recursos tecnológicos precisam integrar-se eficientemente em todo o ecossistema de seguros. Indo do papel exercido pela seguradora em uma ponta, até a ação de venda do corretor na outra, jamais se esquecendo da importância na qualidade e agilidade na regulação de um sinistro, que e, por excelência, o verdadeiro “produto” das seguradoras.
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Adequar-se à LGPD
Por fim, outro dos desafios que as seguradoras precisam superar está ligado ao processo de adequação à LGPD. A Lei Geral de Proteção de Dados vai demandar que as seguradoras tenham uma relação maior com titulares que não são clientes diretos. E o grau de transparência exigido por lei vai impor processos bem estruturados.
O maior obstáculo está no volume de dados tratados, já que muitos podem ser de natureza não estruturada. Torná-los inteligíveis não é tarefa simples, mas isso será necessário para adequar os processos de Seguros à LGDP. Estes são os principais desafios que as grandes seguradoras precisam superar atualmente.
Para fazer uma gestão adequada e moderna da sua carteira de seguros, experimente o BPO da Delphos, além de se inteirar sobre o Datapeers, ferramenta que atende parte das exigências da LGPD. Ficar atualizado sobre as novidades do mercado segurador é outro detalhe que ajuda. Por isto, assine a nossa newsletter. Curtindo as nossas redes sociais, Facebook e Linkedin você também se manterá informado. Para quaisquer dúvidas sobre o assunto, deixe um comentário.