O mercado segurador tem crescido consideravelmente, de acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras.
Para você ter uma ideia, a Conjuntura CNseg 68 concluiu que a busca por proteção por parte dos brasileiros aumentou e, por isso, a arrecadação do setor deve crescer até 10% em 2022.
E se mais pessoas estão em busca de um seguro, é óbvio que as empresas que oferecem esse serviço precisam revisitar os seus processos para garantir que poderão suprir as necessidades desses consumidores.
Considerando a relevância do assunto, nesse texto nós trataremos sobre as tendências do mercado segurador e daremos algumas dicas para se adaptar a elas.
Tendências do mercado segurador
As 4 principais tendências do mercado segurador são:
1 – Tecnologia nos processos
É fato que a tecnologia avança todos os dias e é cada vez mais presente na vida das pessoas e organizações, e no mercado segurador não é diferente.
Isso significa que as seguradoras precisam inovar os seus processos utilizando sistemas capazes de automatizar tarefas para que fiquem mais rápidas e eficientes.
Esse tipo de software torna o negócio estratégico e diferenciado, impactando na percepção positiva dos clientes e potenciais clientes.
Portanto, as seguradoras que não utilizam a tecnologia perdem a competitividade e terão dificuldade na conquista de novos clientes, o que impactará, até mesmo, em sua permanência no mercado.
2 – Profissionais capacitados
O mercado segurador precisa de profissionais altamente capacitados para atender às demandas que vão se aprimorando com a implantação da tecnologia.
Afinal, processos automatizados eliminam a necessidade de trabalhadores operacionais, mas esse novo contexto requer pessoas com maior senioridade.
Maturidade, visão estratégica, flexibilidade, adaptabilidade, perfil comercial, resiliência, conhecimento em multiprodutos e capacidade de entender e atender os mais variados clientes devem ser as características principais desses colaboradores.
Considerando esse fator, uma das alternativas de muitas empresas é apostar na terceirização, em que organizações especializadas disponibilizam profissionais qualificados e que entendem do segmento de seguros para atender essas demandas.
3 – Experiência do cliente
A forma de se comunicar com os consumidores já não é mais a mesma em diversos setores, e o de seguros não pode ficar de fora dessa inovação.
Portanto, vão se diferenciar aquelas seguradoras que disponibilizarem canais de distribuição voltados à experiência do cliente, em que ele interage com a empresa de forma única e personalizada, seja na fase de pré-venda, venda ou pós-venda.
4 – Open Insurance
O Open Insurance (Sistema de Seguros Aberto) é um conjunto de procedimentos e regras que permitem a criação de um mercado segurador aberto.
A ideia é que os potenciais clientes tenham acesso a aplicativos que comparem produtos de várias seguradoras em um único lugar, proporcionando conveniência e facilitando a escolha.
É claro que isso vai gerar maior competição entre as seguradoras, que precisam de processos inteligentes e profissionais qualificados para oferecer as melhores opções aos consumidores em termos de produtos, atendimento, estratégias de vendas e ofertas.
A Delphos oferece inúmeros serviços e soluções para o mercado segurador, com opções capazes de tornar as seguradoras mais competitivas.
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