O mundo está cada vez mais digitalizado e a pandemia potencializou os avanços até mesmo em mercados mais conservadores como o segurador. A confiança e a boa-fé, premissas indispensáveis nesse segmento, sempre privilegiaram as relações presenciais para que os segurados se sentissem acolhidos e protegidos. Mas os novos tempos foram determinantes para que cada um fizesse a sua parte da melhor forma possível, para garantir a continuidade dos negócios, com agilidade e eficiência nos processos.
As seguradoras se aprimoram cada vez mais na utilização de recursos tecnológicos, como o big data e inteligência artificial, na prospecção de novos clientes e exploração das informações públicas disponíveis em mídias sociais e sites na internet. A partir dessas informações, criam e ofertam produtos direcionados para um público ou uma necessidade específica.
Os mecanismos por traz da alta tecnologia viabilizam a elaboração de dashboards em tempo real, ao criar indicadores gerenciais, visando avaliar a performance das vendas, e definir estratégias de marketing que atinjam um determinado nicho ou uma região que necessite de maior visibilidade para a seguradora, bem como ao indispensável acompanhamento da situação financeira.
Isso inclui informações de faturamento, pagamento de sinistros de demais dados contábil-financeiros.
Nesse cenário, com o objetivo de garantir às seguradoras manter o foco em suas vendas e ações estratégicas, a Delphos Serviços Técnicos investe fortemente em TI, buscando oferecer boas soluções e a melhor experiência para os usuários. Um dos destaques é o sistema SinDelphos, que disponibiliza para a seguradora e estipulantes todo o ciclo de vida de um processo de sinistro – do pedido de abertura à indenização, mostrando etapas, apresentando relatórios e gráficos, controlando todos os sinistros abertos e encerrados.
Já o ÁpiDelphos, utilizado para o preenchimento eletrônico de Declaração Pessoal de Saúde, aboliu o tradicional documento em papel e possibilitou a automação de uma série de processos. O sistema também viabiliza a inserção do Laudo de Avaliação de um imóvel para ser utilizado na análise do risco do bem a ser segurado. A solução é parametrizável, adequando-se às políticas de regulação de sinistros de cada seguradora.
Outro sistema oferecido é o SvrDelphos (Sistema de Vistoria Remota), que possibilita ao próprio segurado efetuar a vistoria do bem imóvel. Ele utiliza o aplicativo no seu aparelho celular, enviando fotos do local e dos documentos necessários e interage com o engenheiro durante o processo de vistoria. O recurso reduz a necessidade do envio do perito ao local, economizando tempo e custos com deslocamentos.
A empresa desenvolveu também o VinDelphos, poderosa ferramenta de BI para acompanhamento e controle de negócios, com uma interface interativa e intuitiva, podendo ser utilizado por qualquer usuário, mesmo aquele que tem pouca ou nenhuma familiaridade com tecnologia. A solução apresenta gráficos e relatórios conforme a necessidade do cliente, sem depender da área de TI das seguradoras. Como auxilio para a gestão de ações judiciais, a empresa criou o SajDelphos, sistema que viabiliza o acompanhamento de todo o ciclo de vida de um processo judicializado, incluindo rotinas administrativas, técnico-jurídicas e informações gerenciais.
Anteriormente ao surgimento dos ERP – Enterprise Resource Planning – os sistemas eram desenvolvidos de forma independente voltado a cada parte do negócio. Existia um sistema para tratar do faturamento dos prêmios, outro em caso de sinistros, um terceiro para questões corporativas (contabilidade, RH, jurídico, controladoria, etc…), e outros tantos quantos necessários para que a governança das companhias pudesse administrá-las. As integrações eram feitas de forma manual ou por meio de troca de arquivos, cujos processos, além de apresentarem um alto risco de falhas na transcrição das informações, ainda eram mostradas com defasagem, comprometendo os SLAs.
Os ERP’s surgiram, então, para quebrar o paradigma dos sistemas independentes, possibilitando a gestão integrada dos processos. As transações podem ser sensibilizadas, simultaneamente, em todos os processos. Nesse quesito, a Delphos disponibiliza o ERP SegDelphos, capaz de atender à todas as necessidades das seguradoras, de forma totalmente integrada. O sistema contempla os módulos de Atendimento (call center), Comissões, Contábil, Cosseguro e Resseguro, Emissão, Financeiro e Sinistros, além de recursos que facilitam a configuração das linhas de negócios da seguradora, e o acompanhamento e seguimento das normas legais da Susep e das melhores práticas de segurança e confiabilidade.
Fonte: Revista Insurance Corp