Big Data é o termo que o mercado utiliza para se referir a um grande conjunto de dados. Estes se dividem em estruturados ou não, e tem como objetivo auxiliar no mapeamento de diferentes tipos de perfis. No mundo dos negócios, esses dados são estudados por meio de recursos como data analytics. Estes servem para descrever os mais variados tipos de consumidores.
Por meio de data analytics, é possível delimitar em detalhes os mais variados perfis de consumo e formar grupos de acordo com o interesse do projeto para o qual o banco de dados está sendo acessado.
É possível, por exemplo, formar o que chamamos de clusters. Isto é, um grupo com características específicas: homens, mulheres, faixa etária, localização, profissão e várias outras informações. Tais informações em comum podem ser mapeadas e segmentadas com o uso de data analytics.
Vantagem competitiva e estratégica
O uso de Big Data, assim como o BI, começou a ganhar notoriedade por volta de 2012, quando empresas, sobretudo as de tecnologia, passaram a voltar seus esforços para coletar dados disponíveis. Assim consolidá-los em grandes bases distintas, prontas para serem analisadas (data analytics).
Em meados de 2015, com o alto volume de dados, o trabalho passou a ser focado em melhorar a interpretação das informações disponíveis com o uso de tecnologias – em outras palavras, havia a necessidade de transformar o Big Data por meio de ferramentas mais assertivas na interpretação desses dados.
A evolução do Data Analytics
Ao melhorar o que chamamos de data analytics, o mercado se viu diante de um recurso extremamente eficaz do ponto de vista estratégico, capaz de garantir aos negócios dos mais variados segmentos uma vantagem competitiva. Por meio de planos de marketing e vendas baseados em uma análise de dados qualitativa, passou a ser possível mapear o consumidor. Hoje podemos falar diretamente com ele, com mensagens customizadas para cada perfil, por exemplo.
Ao utilizar o Big Data como ferramenta de planejamento estratégico, as empresas investem em vantagem competitiva. Uma campanha de marketing digital baseada em data analytics, por exemplo, será direcionada ao um público alvo do produto ou serviço para o qual se deseja vender. É possível aplicar essa ferramenta nos mais diversos segmentos de negócios, incluindo seguros.
Taxa de Conversão e o data analytics
Com uma comunicação direcionada, as chances de conversão em vendas serão maiores. Não haverá desperdício de recursos para falar com um público não potencial consumidor do produto ou serviço anunciado. O uso de data analytics reduz prejuízos e, consequentemente, aumenta a assertividade do marketing. Ao utilizar o Big Data, é possível tomar decisões muito mais precisas. Isso tem mudado, cada dia mais, a forma como o mercado investe nessa tecnologia. O peso que o data analytics tem nas decisões dentro das corporações é muito mais variado e em segmentos diferentes.
Além disso, o Big Data tem se firmado cada vez mais como base para novas tecnologias que vêm ganhando mercado, como a Internet das Coisas e business intelligence, que se baseiam em banco de dados para evoluir. Enfim, como vimos, as vantagens de investir em data analytics são inúmeras e resultam em ganhos de competitividade e estratégia. Conheça mais sobre esse e outros temas relacionados em nossas redes sociais, Facebook e Linkedin