A mineração de dados gera uma pergunta que se torna o maior desafio das empresas atualmente: como transformar dados em resultados financeiros? Com tanta informação disponível, e com tantos recursos para alcançá-la, é natural que exista esta dúvida. Afinal, informação por si só não quer dizer muita coisa, se não existe uma forma clara de transformá-la em retorno financeiro.
Estratégias BI e a mineração de dados
O BI, ou business intelligence, visa responder à este questionamento. Este conceito, que pode ser traduzido como inteligência de negócios, tem o objetivo de fazer todo o tratamento, desde o momento da mineração de dados até a transformação e análise, de modo que o resultado possa trazer tal retorno financeiro que se espera.
Por isso, o primeiro passo é a própria mineração de dados. A princípio, isso é apenas o que são tais dados, já que, muitas vezes, são desconexos e sem um objetivo próprio. Por isso, é preciso estabelecer quais são as metas e informações mais importantes para a estratégia do seu negócio, de modo que os dados coletados possam fazer algum sentido mais concreto. A consultoria BI da Delphos visa estes momentos iniciais de mineração de dados e ETL como uma das mais essenciais etapas para atingir resultado bons resultados. Sendo assim, certifique-se de estar trabalhando com a empresa correta.
O segundo passo, após a mineração de dados, é o mais difícil. Números não mentem, mas eles precisam ser interpretados. E qualquer problema na interpretação pode fazer com que você fique mais longe do seu objetivo. Quando contextualiza o dado ao seu objetivo, ele passa a ser uma informação, ou seja, passa a ter ainda mais valor. Mas isso não significa que o processo acabou.
Dado vira informação que se torna estratégia
A última etapa da mineração de dados é transformar esta informação em conhecimento. Ou seja, você adquiriu o dado e o filtrou com uma informação que é valiosa para você. Essa informação gera um determinado conhecimento, que será aplicado para gerar resultado financeiro.
Qualquer dado é muito valioso, até mesmo os dados administrativos colhidos de forma rotineira. Por exemplo, ao avaliar o histórico do seu site ou da sua página. Irá perceber que o maior volume de acessos ou interações com os anúncios ocorrem em um determinado momento do dia. Isso é um dado.
Refinamento de dados
Ao comparar o volume de pessoas com o seu público alvo, você percebe que grande parte dessas pessoas constitui o público que você tem mais interesse. Isso é uma informação. Por isso, é tão importante interpretá-la, pois, por si só, o dado diz que tem muita gente, mas se não aplicar o filtro para o público pretendido, a mineração de dados não será suficiente.
Por fim, isso se torna um conhecimento. Se vincular um anúncio para o público alvo específico, neste determinado horário, haverá muito mais retorno financeiro.
É por isso que a mineração de dados permite transformar um insumo em mais retorno financeiro para a sua empresa. Mas é importante destacar que isso deve ter um objetivo.
O que você acha? Siga as redes sociais da Delphos, Facebook e Linkedin para que possamos conversar!