A Inteligência Artificial e o mercado de BPO andam lado a lado. Afinal, a terceirização de serviços especializados tem o objetivo de otimizar os recursos da empresa e agilizar os processos, assim como a tecnologia.
Portanto, é natural que o mercado de BPO empregue a Inteligência Artificial para otimizar seus processos e tornar o trabalho mais eficiente. E como o mercado em geral é cada vez mais competitivo, a corrida pela tecnologia é uma grande realidade para os principais players.
Então, para ajudar você a se manter sempre atualizado, confira 4 soluções de Inteligência Artificial que está inovando o mercado de BPO.
1 – Robotic process automation
Também conhecido como RPA, este processo é uma evolução natural no mercado de BPO. Ou seja, é o uso de Inteligência Artificial para a automação de certas tarefas. Porém, a inovação está na complexidade de tarefas que podem ser automatizadas.
Conforme a tecnologia evolui e a Inteligência Artificial fica mais poderosa, o mercado de BPO vai se tornando mais forte. Por exemplo, este modelo pode ser usado para processar certas planilhas contábeis. Chatbots podem ser mais eficientes em atender os clientes por telefone ou chat e a análise de dados pode ser usada para medir o desempenho dos fornecedores.
2 – A análise de informações
Outra solução de Inteligência Artificial para o mercado de BPO é na análise de informações. As máquinas estão cada vez mais poderosas, permitindo que dados sejam extraídos de um documento com muita precisão. Mas, o que isso significa? Por exemplo, se você tem um BPO de seguros, ele pode automaticamente captar informações sobre como ocorrem os sinistros, com um alto grau de precisão. Assim, pode processá-las também de forma automatizada.
3 – Transformando dados em conhecimento
A evolução da Inteligência Artificial no mercado de BPO permite que as informações recolhidas acima sejam transformadas em conhecimento para as empresas. Portanto, é um processo de evolução constante. O atendimento deixa de ser apenas para automatizar certas tarefas mais burocráticas, mas também tem um peso estratégico cada vez maior.
4 – Machine Learning
Uma aplicação da Inteligência Artificial no mercado de BPO é o uso do machine learning. Este conceito está ligado com a aprendizagem de máquina, sendo o processo pelo qual as máquinas podem tomar as próprias decisões. Ou seja, o uso da IA está mudando o fato de precisar de alguém para tomar as decisões para um processo que ocorre de forma automatizada.
Aprofundando ainda mais este conceito, existe o deep learning. Ou seja, as máquinas se tornam cada vez mais parecidas com as redes neurais humanas, permitindo que elas possam aprender sozinhas, como certos mecanismos mais complexos funcionam. Aplicando no mercado de BPO de seguros, as máquinas podem aprender a detectar fraudes a partir de diversas outras análises de processos/seguros que já tenham analisado. Em outras palavras, após análise de tantos processos, as próprias máquinas conseguem distinguir a diferença.
A tecnologia e o mercado de BPO sempre andam em conjunto, com a Inteligência Artificial apresentando mais um grande passo nesta evolução. Então, se quiser ficar por dentro de todas as inovações do mercado de BPO e como ele pode revolucionar a sua empresa, assine a nossa newsletter para não perder nenhum artigo.