Sabemos que o crescente desenvolvimento tecnológico é muito importante para o avanço da transformação digital. Inteligência Artificial, Big Data e Internet das Coisas são apenas algumas das ferramentas que aperfeiçoam cada vez mais os processos organizacionais. Outra novidade que surgiu é o Open Insurance.
O conceito dessa ferramenta inovadora no meio tecnológico envolve uma gama de estratégias de inovação do tipo aberta. Assim, são criados produtos e apps, em uma plataforma de entrega de serviços e dados.
Open Insurance: o que é e como funciona?
Antes de tudo, o conceito open refere-se a um tipo de negócio onde produtos, serviços, funcionalidades e informações sobre determinada empresa estão acessíveis para outras organizações. O acesso é de forma segura e com prévios acordos.
Esse tipo de modelo só é possível graças às APIs (Application Programming Interfaces), que é uma tecnologia capaz de fazer com que as empresas “falem a mesma língua”. Ou seja, as APIs são adotadas pelas empresas para que tenham um protocolo de integração tecnológica entre si.
Assim, segundo a linha de inovação tecnológica, as empresas buscam formas de agilizar processos e a otimizar serviços. A ideia é facilitar as diferentes negociações e, consequentemente, aumentar os lucros da organização.
Portanto, o Open Insurance trata-se de um tipo de negócio em que existe a oferta de serviços e dados a parceiros, startups e comunidades, possibilitando a inovação em diferentes tipos de aplicação, modelos de negócios e demais serviços.
Por que investir em Open Insurance no seu negócio?
Para começar, a funcionalidade do Open Insurance é desenvolver o que as organizações querem oferecer aos seus clientes.
Com a utilização da ferramenta, é possível que a elaboração das soluções próprias da organização se reduza, com a adoção de soluções de especialistas que já estejam disponíveis no mercado e possuam integração ao Open Insurance. É basicamente uma ajuda empresarial mútua.
Dessa forma, quando a empresa possui uma oferta estruturada, por meio de APIs, a organização pode se conectar com outra empresa que possua a plataforma capaz de realizar essa conexão. Assim, se ganha muito mais agilidade e segurança nos procedimentos necessários.
O acesso às APIs abertas possibilita o acesso e ao compartilhamento de dados entre:
– Diferentes empresas;
– Bancos;
– Insurtechs;
– Startups;
– E demais organizações.
Para entender o que de fato é o Open Insurance, é preciso compreender que o movimento torna viável o caminho para que as empresas utilizem um único sistema para que possam trabalhar juntas, oferecendo a melhor experiência possível para os seus clientes.
Deixe um comentário em nosso post. Além disso, inscreva-se em nosso site e receba nossa newsletter em seu e-mail, com assuntos importantes para o seu conhecimento.