Um sistema de gestão consiste em uma solução completa capaz de apoiar a administração de empresas e modernizá-las. A automação e a integração dos processos de diferentes departamentos que compõem uma organização promovem ganho de produtividade, contribuem para a melhora e a valorização dos serviços, padronizam operações e centralizam os dados para decisões estratégicas.
Certamente, você já está ciente de todos os benefícios que a implementação de um sistema ERP (Entreprise Resource Planning), ou sistema de gestão integrado, pode proporcionar à sua empresa. Mas, qual a melhor maneira de fazer a instalação de um software de gestão e realizar a transição do modelo de gerenciamento? É o que você vai descobrir com a leitura deste post. Confira agora mesmo!
Passo a passo para a implantação de um sistema de gestão
Faça um planejamento e respeite o cronograma
A implantação de um sistema de gestão integrado não significa somente instalar um software e pronto, problema resolvido. Ela envolve várias etapas e diferentes fatores, como estrutura e capacitação de equipe. Por isso, é fundamental estabelecer um cronograma detalhado e fazer um planejamento, definindo métodos de execução para o plano de implementação.
Estabeleça prioridades
Temos hoje disponíveis várias ferramentas tecnológicas que contribuem para a modernização das seguradoras. Isso pode confundir os gestores, gerando dúvida sobre qual ferramenta priorizar. Por isso, é importante ter consciência de que a implantação de um sistema de gestão é a base para a inovação. Portanto, foque nessa resolução e se dedique ao processo. Deixe para pensar em outras melhorias após a conclusão dessa etapa.
Envolva toda a empresa e trabalhe a cultura interna
Mudanças podem gerar receio e resistência. Por essa razão, é necessário envolver os colaboradores no processo de implantação, prezando sempre por uma comunicação clara e objetiva. Eles precisam se sentir seguros e estarem convencidos dos benefícios que essa inovação trará para suas rotinas de trabalho.
Verifique a infraestrutura para a instalação do software e contrate profissionais especializados
A empresa precisa estar preparada para a implementação do sistema. Muitas vezes, é necessário adaptar a infraestrutura e fazer atualizações. Por isso, é importante checar esse ponto com antecedência para não ter prejuízos. Outra questão essencial é ter o suporte adequado para a implantação, o que envolve a contratação de especialistas na tecnologia que será instalada e também de empresas fornecedoras de software que entendam as especificidades do mercado segurador.
Invista no treinamento da equipe
Essa é uma etapa extremamente relevante. Afinal, apesar de a automação gerar otimização na execução das tarefas, ela por si só não realiza o serviço todo sozinha. Não se trata somente de um processo de mecanização, e sim de geração de autonomia. Assim, é relevante que a equipe seja bem treinada e domine o sistema. A capacitação é um ponto fundamental, que de forma alguma pode ser negligenciado. Caso contrário, todo o esforço e investimento será em vão.
Agora que já sabe por onde começar, o processo de implementação de um sistema de gestão não precisa ser um obstáculo para a atualização do seu negócio. É só seguir os passos e investir em um bom planejamento para finalmente usufruir de todas as vantagens que um software de gestão pode proporcionar.
Tem dúvidas sobre como começar, fale conosco, teremos prazer em atendê-lo.