Na rotina administrativa de uma Seguradora, na correria do dia a dia, os indícios da necessidade de terceirizar alguns serviços, podem não ser identificados de imediato. No entanto, a necessidade de se fazer mudanças estruturais na empresa vai ficando cada vez mais clara para o gestor, a medida em que a gestão fica insustentável e há o entendimento de que sem elas o crescimento pode estagnar.
Entre as soluções vislumbradas nesse sentido, está a terceirização de serviços, por meio da contratação de um BPO de seguros, por exemplo. Neste post, listamos os principais sinais de que é a hora de terceirizar serviços em uma Seguradora. Confira!
1. Perde-se muito tempo com atividades secundárias e há dificuldades na gestão administrativa
Várias atividades e processos, que não estão necessariamente relacionados à atividade-fim da empresa, são essenciais para o seu funcionamento, como os ligados ao departamento financeiro, contábil, comercial, pessoal, etc.
Pode ter chegado o momento da terceirização quando você, enquanto gestor, ou a sua equipe, estão perdendo muito tempo com essas atividades em vez de focar em processos mais analíticos e estratégicos relacionados ao core business da empresa, ou seja, ao que realmente importa.
2. Identificação de gargalos em setores cruciais, processos precisam ser otimizados
Problemas em áreas cruciais da operação de seguros, como a de gestão de sinistros e a de apoio ao cliente, podem comprometer drasticamente os resultados. O momento em que há o entendimento da necessidade de otimização de processos para melhorar a operação é o indício de que a terceirização desses serviços pode ser o melhor caminho.
3. Equipe está sobrecarregada e não consegue atender as demandas
Outra questão que acentua a urgência de terceirizar serviços é quando a equipe está sobrecarregada devido ao aumento de demandas e observa-se uma queda de produtividade, com dificuldade de alcance de metas estabelecidas.
Nesse caso, além da terceirização, há também a possibilidade de aumentar o quadro de funcionários para resolver o problema. Porém, é preciso estar ciente da necessidade de investir também em treinamento e estrutura. Essa é justamente uma das vantagens de um serviço de BPO de seguros: contar com uma equipe habilitada e capacitada a executar processos da melhor maneira, alcançando altos níveis de produtividade, sem ter que se preocupar com custos de estrutura e atualizações.
4. Estrutura atual não comporta o crescimento da empresa
Um sinal positivo da necessidade de terceirização pode estar atrelado ao crescimento do negócio, o que é uma boa notícia. Ou seja, a empresa cresceu e a estrutura atual não atende as novas demandas. Assim, é necessário aumentar essa estrutura para não perder produtividade e a qualidade do serviço oferecido.
No mesmo contexto do tópico anterior, há a opção de contratar mais pessoas e constituir departamentos e áreas conforme a necessidade da Seguradora. Entretanto, há a possibilidade de contar com o know how de empresas do setor, como a Delphos, para ter um serviço de BPO de seguros e ter apoio e suporte especializado na operação de serviços essenciais para a gestão.
Fazer uma análise criteriosa do momento atual do negócio pode ser uma boa estratégia para observar os indicativos mencionados e verificar se a opção de terceirizar serviços se encaixa como a melhor saída para alavancar o crescimento da empresa. Muitas vezes, os sinais estão claros, prontos para serem notados e para as mudanças que estão por vir!
Identificou algum indício em sua empresa, fale conosco e um especialista entrará em contato!