Qual o impacto da inovação e da automação empresarial no mercado? Façamos um pequeno exercício. Pense na tecnologia a partir de um leque histórico e amplo. Uma perspectiva que não inclua apenas o mundo digital e da computação. Refletindo a esse respeito, talvez você chegue à mesma conclusão que pensadores como Marshall McLuhan, a saber: a tecnologia molda nossas experiências históricas e sociais. Um bom exemplo disto é a automação empresarial.
À primeira vista, a eficiência operacional foi o primeiro benefício agregado por meio dos avanços tecnológicos. Afinal, os sistemas integrados de gestão são capazes de economizar tempo, graças à grande capacidade de processamento de dados. Hoje estes sistemas dão conta de contratos, marketing, atendimento ao cliente e muitas outras atividades.
Automação empresarial e impactos na cultura corporativa
Devido à abrangência da automação empresarial os próprios modelos de gestão corporativa foram transformados. A cultura das empresas hoje precisa se adaptar para esta nova forma de lidar com processos e stakeholders. Dentre os maiores beneficiados por estes recursos tecnológicos estão os setores administrativos. Estes que em geral são os responsáveis por lidar com o maior volume de informação em uma empresa.
Neste contexto a automação empresarial acaba se tornando um antídoto contra a burocracia e erros de registro e análise. Afinal, a manipulação de dados feita de modo tradicional, além de demorada, está sujeita à falha humana. Há também um ganho considerável em termos de sustentabilidade. Isto acontece porque junto dos processos manuais também diminui o uso de insumos como papel, cartuchos de impressão, etc.
A segurança é outro benefício a ser proporcionado pela tecnologia da informação. Atualmente, o armazenamento digital possui considerável proteção contra corrupção e roubo. Através dos ERP também se garante que os dados não fiquem desorganizados ou dispostos de modo pouco funcional. Listados estes benefícios, podemos detalhar como este processo alterou o modelo de gestão corporativa.
Automação empresarial e modelos de gestão corporativa
Entre as principais mudanças na gestão corporativa proporcionadas pela automação empresarial está o Outsourcing. Embora a terceirização em si não constitua novidade, a sua adoção estratégica no setor de TI é fenômeno recente, sobretudo porque a difusão das soluções tecnológicas, como os ERP, chega até mesmo às empresas cujo foco não é a tecnologia.
Ou seja, o core-business destas organizações está longe do setor, mas ainda assim as vantagens da automação empresarial são necessárias. Para não aumentar os custos pela necessidade de contratar equipes próprias, estas organizações recorrem ao Outsourcing. Assim, podem receber serviço especializado e de qualidade por um custo muito menor. Para mediar e orientar esta relação algumas empresas chegam até mesmo a contratar um CDO – Chief Digital Officer.
O CDO é o profissional que irá elaborar um programa tecnológico para o negócio. Sendo assim, será ele o responsável por garantir que o empreendimento esteja sempre alinhado com as práticas mais atualizadas e inovadoras. É claro que tratar com a tecnologia e a automação demanda planejamento, assim como um incentivo à cultura digital. Deste modo os gestores têm um papel de zelar pela melhoria contínua dos recursos empregados na organização. Cuidando assim para que todos os colaboradores entendam a importância de inovar.
Concluímos então que os modelos de negócio contemporâneos devem levar a automação em conta em sua estrutura e comportamento organizacional, porque as atividades e processos cotidianos das empresas transferem-se para o meio digital em alguma medida. Isto aumenta igualmente a necessidade de parcerias com negócios que ofereçam Outsourcing. A sua empresa faz parte do mercado de seguros e quer investir em automação empresarial através de um ERP? Então aproveite para conferir a nossa solução. Basta clicar aqui para maiores informações sobre a ferramenta.
Quer continuar acompanhando o melhor conteúdo de gestão e tecnologia, siga nossas redes sociais, Facebook e Linkedin.