Como fazer com que o trabalho em minha empresa seja mais produtivo e melhores resultados sejam alcançados? Esse é um pensamento que afeta milhares de gestores, de diferentes áreas, que buscam maneiras e soluções para que seus negócios sejam mais eficientes.
Indiscutivelmente, o objetivo da otimização da produtividade no ambiente de trabalho é hoje uma questão central, ainda mais nos tempos em que estamos vivendo, com a nova realidade do trabalho em home office e/ou híbrido. A verdade é que por mais que a operação esteja funcionando, sempre temos a sensação de que algo poderia melhorar. Não é para menos. A melhoria da produtividade impacta diretamente os resultados, favorecendo ainda a redução de custos e a melhora da satisfação dos clientes.
Por isso, pensar em soluções para melhorar a produtividade é muito relevante. Neste post, listamos as principais práticas para otimizar o trabalho em uma Seguradora. Saiba o que fazer para implementá-las já em sua empresa!
Faça uma análise dos processos e identifique as principais falhas e pontos de melhoria
Antes de implementar qualquer estratégia para aumentar a produtividade, é imprescindível mapear todos os processos da Seguradora para constatar o que pode de fato ser melhorado. Como diz o ditado, “não se faz omelete sem quebrar os ovos”. Portanto, é necessário avaliar todas as atividades da empresa, medindo o tempo de execução de cada uma, além de identificar os gargalos envolvidos em cada processo.
Elabore um plano de ação, determine metas e objetivos estratégicos
Não é possível aprimorar algo se não se sabe o objetivo a ser alcançado, onde se quer chegar. Por isso, determinar metas e objetivos contribuirá para clarear o caminho. A partir daí, é possível traçar um plano de ação para melhorar a produtividade, ou seja, fazer mais com menos recursos, mantendo a qualidade. Nesse plano, estratégias devem ser definidas, assim como os meios para se alcançar o resultado desejado — por exemplo, incluem-se aí desde o uso de ferramentas de gestão de tempo e métodos de simplificação de processos até o investimento em um software de gestão.
Defina indicadores de desempenho e faça avaliações periódicas
O serviço não termina após a aplicação de medidas para a otimização do trabalho. Nesse sentido, é fundamental adotar indicadores de desempenho para medir a produtividade da equipe, a efetividade da execução das tarefas e avaliar os processos. Isso precisa ser feito de maneira contínua, verificando sempre se as taxas desses indicadores estão caindo e se algo pode ser melhorado.
Automatize tarefas utilizando um bom sistema de gestão
Ferramentas que viabilizam a automação de tarefas manuais podem ser grandes aliadas nesse processo de melhoria da produtividade. Nesse contexto, um sistema de gestão ERP (Entreprise Resource Planning) pode ajudá-lo em várias frentes, simplificando processos, melhorando a comunicação interna e centralizando informações e dados. Para fazer a escolha do melhor recurso, é importante avaliar se o sistema atende as especificidades do mercado de seguros e é capaz de integrar os diversos sistemas utilizados pelas Seguradoras, apresentando soluções eficazes para processos de gestão, pagamento e análise de dados.
Essas estratégias são um ponto de partida para empresas de seguro que desejam melhorar a produtividade. Nesse processo, tenha sempre em mente que ser mais produtivo não significa trabalhar mais, e sim trabalhar melhor.
Estamos prontos para ajudar neste processo, fale conosco e um especialista estrará em contato!