Fiscalização e verificação do bom andamento das obras
O processo de execução de obras exige que os responsáveis atendam a algumas exigências envolvendo a segurança do empreendimento. É exigido por lei, inclusive, que se apresente documentação relativa a estas atividades. É por isto que a importância das vistorias e respectivos laudos para um bom andamento das obras, não pode jamais ser menosprezada, pois é no exercício destes procedimentos que se atestam a conformidade e qualidade do trabalho executado. Ademais, seu caráter periódico nos permite identificar falhas prematuramente, evitando acidentes e imprevistos. Contratualmente este é um cuidado para garantir que as construtoras e empreiteiras envolvidas nos projetos cumpram satisfatoriamente a sua parte.
As vistorias e respectivos laudos resguardam também as prestadoras de serviço, evitando custos de modificação, perda de prazo de execução ou problemas no cumprimento de contratos. O laudo técnico trata-se de um documento que se baseia em análise visual da obra realizada por profissional habilitado. A inspeção neste caso abrange todas as áreas do projeto, sendo que todos os itens previstos nos orçamentos que geraram a contratação, devem ser rigorosamente fiscalizados, sejam de natureza estruturais, sejam de acabamento.
Existem ainda dois tipos de vistoria que merecem atenção: a de antecipação e a cautelar. Tratamos de ambas no tópico seguinte.
A importância dos laudos e vistorias: casos de antecipação e cautelar
As vistorias antecipadas são aquelas que visam averiguar as condições de um imóvel antes da entrega ao comprador. Além de ser um direito garantido aos clientes, é algo que protege a construtora de problemas por entregas defeituosas. Se necessárias e as correções no projeto devem ocorrer antes que sejam entregues as chaves ao proprietário.
A vistoria cautelar, por sua vez, tem como foco os imóveis próximos à futura edificação. É preciso fazer uma avaliação do estado dos tais imóveis e dos danos que podem ser causados a estas construções no entorno do empreendimento. Isto serve também para que não se confundam os danos existentes antes da realização da obra, com aqueles decorrentes dela (obra).
Assim, em caso de necessidade de reparos, os laudos gerados precisam apontar o prazo para sua realização. Entendida a importância dos laudos e vistorias, é sempre bom salientar quem está habilitado a realizar esta atividade. Além de engenheiros e arquitetos cadastrados nos respectivos Conselhos de Classe (CREA e CAU), empresas especializadas podem assumir a função.
Ponderando tudo isto, fica claro que os laudos e vistorias desempenham um papel fundamental durante a construção de um imóvel, pois eles garantem a segurança e qualidade do projeto que é entregue. Além disto, determinam se não ocorreu dano a qualquer estrutura vizinha. Como muitos destes procedimentos são exigidos por lei, ambos são necessários para a conformidade do empreendimento.
Podemos dizer, então, que a importância dos laudos e vistorias pode ser sentida por construtoras, empreiteiras, clientes e qualquer um potencialmente impactado pela obra. Negligenciar estes processos não traz nada além de prejuízo. O que você achou deste artigo? Deixe um comentário. Para outras postagens informativas, siga as redes sociais da Delphos, Facebook e Linkedin e assine a nossa newsletter. Buscando por serviços de vistoria em campo? Acesse o nosso site.