O mercado de seguros está em constante reinvenção. Novos produtos de seguros oferecem soluções mais eficientes a um mercado consumidor que é exigente e escolhe cada vez melhor onde investir os seus recursos, fazendo com que as seguradoras e corretores fiquem cada vez mais atentos às novas demandas do mercado. Neste texto, trazemos detalhes sobre os novos produtos de seguros mais influentes no mercado atual. Confira conosco!
Seguros para proteger pessoas e empresas de riscos cibernéticos
A aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD, lei nº 13.709 de 2018) chamou a atenção do mercado segurador para uma oportunidade que pode surgir da necessidade de pessoas e de empresas em se proteger diante de ataques cibernéticos. Especialmente no Brasil, o quinto país com mais crimes cibernéticos no mundo, segundo o relatório Norton Cyber Security Insights.
Neste contexto, é crescente no mercado das seguradoras a oferta de novos seguros focados exclusivamente na recuperação de danos causados por ataques cibernéticos, ou de cláusulas adicionais em produtos já existentes que cobrem este tipo de evento nos seguros que protegem o patrimônio de pessoas físicas e jurídicas.
Seguros paramétricos para o ramo do agronegócio
O seguro paramétrico é uma cobertura inovadora para os seguros de agronegócio. É uma adaptação, do já tradicional seguro multirriscos agrícola, que foi modificado para levar em conta os diferentes tipos de riscos e probabilidades de sinistros, que os agricultores enfrentam em diferentes locais e em distintas áreas geográficas.
Os seguros tradicionais baseiam o pagamento de indenizações nos sinistros observados. Isso pode elevar o custo da apólice, desencorajando a contratação pelo produtor rural.
O seguro paramétrico superou esse gargalo ao atrelar o pagamento de indenizações a parâmetros determinados por órgãos independentes – por isso o nome “paramétrico”. Os índices podem ser extraídos de órgãos nacionais como IBGE, INPE, CONAB, DERAL, entre outros.
Os principais índices avaliados são: os índices de produtividade por região; índices climáticos e índices de vegetação.
De acordo com os indicadores, os valores da apólice e das indenizações são pré-fixados, facilitando a negociação da seguradora com o cliente, otimizando a regulação dos sinistros e baixando o custo das operações para todos os envolvidos.
Assim, as seguradoras têm agido para oferecer novas garantias aos segurados, ou ofertar produtos mais específicos para agricultores cujos riscos são extremamente segmentados por região ou por características de solo.
Seguros de vigência reduzida
A Circular 592 de 29 de agosto de 2019, da Superintendência de Seguros Privados (Susep), suspendeu a obrigatoriedade de contratos anuais para os produtos. Essa medida permite às seguradoras oferecerem novos seguros de duração reduzida (meses, dias, horas ou períodos indefinidos). Possibilita também a criação no mercado brasileiro de seguros dos produtos intermitentes, os chamados “Liga-desliga”.
Este tipo de produto mais flexível permite aos clientes" ativarem ou desativarem" os produtos no tempo em que lhes for conveniente. É uma medida que permite às seguradoras atender melhor às necessidades de seus segurados e, ao mesmo tempo, incentiva mais clientes pessoa física e jurídica a contratar seguros, injetando capital nas empresas do setor.
Gostou? Comente e inscreva-se em nosso newsletter e conheça as soluções da Delphos.