A tecnologia de seguros é essencial para garantir a produtividade nas seguradoras, pois muitas das ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente ajudam na modernização e otimização da gestão de seguros. Elas podem deixar diversos processos mais simples, incluindo a emissão das apólices de seguros, o que torna o investimento muito vantajoso.
Uma das principais ferramentas que auxiliam nesses processos é o ERP de seguros. A seguir, falaremos um pouco mais de como funciona essa tecnologia de seguros e como ela pode descomplicar os processos de emissão e seu controle.
O que é o ERP de seguros?
ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa. Basicamente, é um sistema de gestão empresarial integrado, muito usado nos mais diversos setores. Ele busca manter todos os dados referentes ao funcionamento da empresa em uma só base. Assim, todos os processos internos são facilitados e ganham agilidade. Com a melhora do controle da seguradora de todas as atividades, há um aumento significativo da eficiência e da produtividade.
Especificamente como tecnologia de seguros, o ERP tem sido usado por muitas seguradoras. Usando um bom ERP de seguros, a seguradora pode ter controle completo dos clientes cadastrados, emissão de apólices e sinistros, sendo possível gerenciar todo o processo de sinistro por meio do sistema, desde o aviso até a sua indenização.
As vantagens do ERP de seguros
Utilizar um ERP como tecnologia de seguros garante diversas vantagens para a seguradora. Na maior parte elas estão relacionadas à redução do tempo gasto nas tarefas e com o controle dos processos. Confira três delas a seguir:
- Relatórios aprimorados
Como todas as informações relacionadas ao funcionamento da empresa estão no mesmo lugar, o risco de alguma informação ser deixada de fora diminui significativamente. Isso deixa os relatórios muito mais precisos.
- Otimizar os custos de TI
Ao invés de investir em diversos sistemas, os seus custos de TI podem ser unificados com o ERP de seguros. Assim, uma única estrutura e equipe atenderão todas as necessidades relacionadas ao sistema de gerenciamento.
- Apoio à tomada de decisão
A integração das informações aumenta a eficiência da seguradora. Isso porque permite uma noção muito mais ampla das atividades realizadas e de como elas afetam o capital. Assim, podem ser tomadas ações que estejam de acordo com os registros.
ERP no processo de emissão e controle de seguros
O uso de uma tecnologia de seguros tem potencial para aumentar a agilidade dos processos da seguradora. A integração promovida pelo ERP afeta de forma significativa os processos de emissão e controle de seguros.
A emissão de seguros é agilizada porque o sistema apresenta módulos para cadastrar clientes, propostas de seguros e emitir apólices. Assim, o processo de emissão se torna mais simples e rápido, pois também inclui endossos, renovações, cancelamentos e restituições.
Com a emissão simplificada, o controle se torna mais simples também. Afinal, os cadastros de clientes, sinistros, novas apólices e comissões serão unificados no mesmo programa, facilitando o gerenciamento e otimizando os processos.
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