A perda de clientes é muito difícil para as seguradoras, até porque, esse é um indicativo de que as coisas não estão indo bem.
A situação pode ser causada pela falta de esclarecimento com relação às vantagens dos produtos, demora ao elucidar as dúvidas dos consumidores, não atender às expectativas do segurado no momento do sinistro, enfim, podem ser vários os motivos.
Mas a boa notícia é que esse quadro pode ser revertido com algumas estratégias voltadas à satisfação de clientes. Elas não só vão garantir a retenção, como também manter (e aumentar) o lucro do negócio.
Nesse texto nós vamos mostrar quais são elas.
Como resolver a situação da perda de clientes?
A situação da perda de clientes é resolvida gerando satisfação para os consumidores.
Veja como!
Aposte em novas tecnologias
A perda de clientes acontece, muitas vezes, porque os consumidores não estão dispostos a lidar com demoras e ineficiências nos processos das seguradoras, em especial quando existem outras empresas oferecendo algo mais inovador.
É aí que entra a tecnologia, com sistemas capazes de otimizar os processos, permitindo que a seguradora ofereça experiências mais valiosas aos seus clientes, seja em atendimento, compra, produtos, serviços etc.
Supere as expectativas
Outro fator que impacta na perda de clientes: a dificuldade das empresas em entender quais são as expectativas e necessidades dos consumidores.
Quando isso fica claro e o cliente é colocado como prioridade, os processos podem ser melhor elaborados e os produtos mais atrativos. É assim que as seguradoras não só atendem, como também superam as expectativas de quem tem interesse pelos seus serviços.
É claro que problemas acontecem em todos os lugares, mas a rápida resposta e a solução desses problemas com agilidade, certamente fará toda a diferença para evitar que o cliente busque o concorrente.
Treine os colaboradores e mantenha todos alinhados com os valores da seguradora
Saber como os colaboradores estão se sentindo com relação à empresa, se estão trabalhando bem e se têm conseguido atuar de forma produtiva é fundamental.
Um bom sistema e processos bem desenhados fazem grande diferença para que trabalhem motivados e atendam melhor os clientes.
Mas é importante também que as pessoas tenham um bom nível de maturidade e senioridade para que entendam as necessidades dos consumidores e possam atender essas necessidades de maneira eficaz.
Uma boa alternativa, caso a sua estrutura não permita esse grau de senioridade, é terceirizar uma ou mais áreas da seguradora e assim ter o apoio de uma empresa especializada e com profissionais capacitados para atender as expectativas dos clientes.
A Delphos possui diversos serviços e com certeza possui a solução mais indicada para resolver o seu problema, clique aqui para conhecer.
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