Já faz pouco mais de meio século que uma empresa carioca presta serviços indispensáveis para as seguradoras brasileiras. Reconhecida pela excelência em suas atividades, a Delphos SA é uma marca consagrada no mercado, fundada em 1967 pelos atuários Jayme da Silva Menezes e José Américo Peón de Sá e pelo corretor Fernando Newlands. Com larga experiência em tecnologia, o executivo Eduardo da Silva Menezes preside a organização desde 2007.
Trabalhando no formato de outsourcing para diversas companhias, ao longo desse período, a marca recebeu o devido reconhecimento. Em 2018, por exemplo, foi destaque entre as empresas de tecnologia no país e as sediadas no Rio de Janeiro, em face do seu modelo de gestão de pessoas, pelo Great Place To Work. Distinguida como a 16ª melhor empresa de porte médio para se trabalhar no Estado e a 52ª na área de TI no Brasil. “Por ter participado da avaliação pela primeira vez, o resultado alcançado foi notável”, ressaltou a vice-presidente e diretora comercial e de marketing Elisabete Prado.
Conhecida como a “Bete da Delphos”, ela tornou-se referência no competitivo mundo da tecnologia e serviços em seguros. Há vinte anos exerce cargos de direção na empresa, desde quando o mercado não era muito receptivo a lideranças femininas. Contudo, na época, a Delphos já afirmava seu protagonismo inovador e o compromisso com colaboradores e acionistas, reconhecendo os inegáveis méritos dessa respeitada profissional.
A organização oferece soluções em processos e TI, que propiciam o melhor resultado em matéria de gestão. Uma primeira e importante solução é o BPO em Seguros, por meio da qual realiza a gestão completa de carteiras de diversos ramos. Administra apólices, processa prêmios e regula sinistros, suportando todas as demais etapas da operação, o que inclui produção e operação das companhias.
Em termos de suporte, a empresa utiliza sistemas próprios ou com recursos da sua equipe, infraestrutura e soluções. A medida desonera o cliente de investimentos pesados, seja na montagem da estrutura e infraestrutura das operações, seja em termos de elevadas despesas administrativas.
Uma segunda solução, também imprescindível no dia a dia das seguradoras, é a regulação de sinistros. A Delphos possui experiência em processo de regulação para os ramos de vida, habitacional, multirriscos (residencial, condomínio e empresarial), incêndio, penhor rural, roubo, riscos de engenharia, entre outros.
Integram o processo de regulação de danos materiais e pessoais atividades que englobam, por exemplo, análise dos documentos, identificação das causas dos eventos e de situações de morte e invalidez permanente, levantamento dos danos ocorridos e de preços de mercado e enquadramento dos casos na apólice correspondente.
E completam o rol destas atividades a arbitragem do valor da indenização, atendimento pleno aos elos da cadeia (segurado, corretores, seguradoras e estipulantes), disponibilização – em tempo real pela internet – de todas as etapas do processo, laudos de regulação e cartas
emitidas, processamento das políticas de resseguro e distribuição de cosseguro, quando aplicáveis, emissão de relatórios gerenciais e o relatório final da regulação.
Gestão de processos e perícias
Uma outra solução em seguros diz respeito ao suporte às companhias em gestão de ações judiciais de qualquer ramo. A empresa acompanha processos e presta apoio administrativo aos escritórios contratados pelos clientes, desde a recepção de novas ações judiciais até o seu encerramento efetivo. Há, ainda, tratamento dos controles administrativos e andamento dos processos, o que garante autonomia e segurança para as seguradoras, na defesa dos seus interesses no âmbito jurídico.
De fato, é indiscutível a experiência da Delphos em regulação de sinistros nas áreas de pessoas – sobretudo habitacional e vida – que possuem coberturas de morte e invalidez permanente. Assim, a empresa está apta a oferecer serviços de perícia médica, bem como a gestão de todo o macroprocesso às seguradoras e corretoras.
A vistoria técnica de imóveis localizados em todas as regiões do país é mais um serviço exemplar oferecido ao mercado.
Há apoio de uma vasta rede de engenheiros, que elaboram laudos, perícias técnicas, orçamentos para realização de empreendimentos, memoriais descritivos de serviços com vistas a tomadas de preços e/ou contratação de obras de recuperação, laudos de inspeção ou fiscalização.
Estes profissionais também acompanham obras em andamento e preparam relatórios de contestação de laudos judiciais que avaliam desvios, os quais podem gerar indenizações superestimadas. Segundo a Delphos, com um acervo de mais de 200 mil laudos realizados em vistorias de danos físicos em imóveis, atuado em mais de 3 mil processos judiciais com assistentes técnicos aos peritos designados pelos juízes e ter periciado mais de 34 mil imóveis, a empresa “está plenamente capacitada a disponibilizar os serviços de engenheiros peritos”.
Ao BPO em seguros, regulação de sinistros, gestão de ações judiciais e perícias, une-se à infraestrutura, sistema e gestão do call center e do contact center que realizam atividades de apoio aos demais serviços contratados. O call center é operado por um time de profissionais qualificados, estruturado para oferecer soluções sob medida, desde demandas simples até as mais complexas.
Soluções de TI
Projetado por especialistas em seguros e tecnologia para atender amplamente as necessidades das seguradoras, o SegDelphos é o Enterprise Resource Planning (ERP) ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial das companhias. A ferramenta é considerada ideal para suportar todas as fases de evolução das seguradoras e se adaptar rapidamente às mudanças de regulamentações ou demandas do mercado.
A empresa dispõe de equipe especializada em diversas tecnologias e capacitada na viabilização de projetos sob medida e de acordo com as exigências do cliente. A Delphos realiza serviços de desenvolvimento e implementação de projetos de sistemas e otimização de processos de negócios (BPM). Os profissionais são certificados em PMP, COBIT e ITIL.
Os serviços abrangem toda a infraestrutura e suporte local ou remoto. Além disso, oferece infraestrutura completa por meio de datacenter próprio que hospeda sistemas e aplicações em um ambiente 100% seguro, com redundância de internet (reúne os meios para se garantir
a alta disponibilidade de um sistema) e energia, no-breaks e geradores, com operação 24×7, backups diários e disaster recovery ou recuperação de sistemas.
A Delphos ressalta que seus serviços de consultoria, manutenção e suporte proporcionam flexibilidade aos negócios das seguradoras e respondem a diferentes estratégias e investimentos em ativos de TI. Com profissionais certificados, a empresa se considera preparada para aplicar as melhores práticas em seus processos de negócios. E garante, assim, o sucesso em todas as fases da implantação de projetos de desafio tecnológico com CRM Salesforce, data masking Datapeers, data integrator Pentaho e BPMS Heflo.
As soluções de TI visam a um objetivo maior: a preservação de dados e informações. Na visão de Elisabete Prado, a LGPD (Lei Geral
de Proteção de Dados) “veio para valer e suas exigências e pesadas multas sensibilizarão as empresas a adotar as medidas necessárias”.
Segundo a executiva, a Delphos estará apta a auxiliar o mercado a dar conformidade em seus processos, “seja por meio de consultoria ou
pelo fornecimento de ferramentas como o DataPeers, que já vem sendo utilizada na Europa com sucesso em atendimento à LGPD”.
Fonte: Insurance Corp