O mercado de seguros apresenta grande potencial de crescimento para 2020. Com o país se recuperando da crise, em combinação com algumas tendências internacionais que começarão a aparecer por aqui, este mercado está em ascensão.
Veja algumas das maiores tendências do mercado de seguros para 2020:
Começando por um avanço geral no mercado de seguros. Como dito acima, a recuperação da crise e a chegada de novos modelos de seguro combinam para um cenário bem positivo.
A inovação e a criação de novos produtos ganha cada dia mais espaço dentro do mercado segurador. Os seguros de proteção e responsabilidade digital são uma resposta direta à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e ao consequente aumento da preocupação com a privacidade e a segurança de dados. Esses temas colocam as empresas em uma posição delicada, e os seguros têm o papel de garantir indenizações que possam a vir ocorrer no caso de haver vazamento de dados.
Além disso, o mercado de seguros mais tradicional também deve avançar. São dois fatores que contribuem muito para isso. O primeiro é o aumento da faixa etária da população, demandando seguros importantes. O segundo é o crescimento do número de profissionais autônomos, que precisam de uma proteção extra, caso não possam trabalhar em função da saúde ou de acidentes. Por isso, seguros de vida e de proteção para acidentes pessoais estão com a procura em franco crescimento, pois as pessoas têm se preocupado mais com estas questões, principalmente em não deixar os seus entes queridos desamparados.
Menos burocracia no mercado de seguros em 2020
A tecnologia é uma das grandes responsáveis pela evolução da prestação de serviços do mercado segurador. As Insurtechs devem se consolidar ainda mais em 2020. Seguindo o exemplo de Fintechs, este modelo de startup usa a tecnologia para inovar os seguros oferecidos ao mercado, assim como o meio pelo qual são oferecidos.
Outra tecnologia que pode ajudar a tornar o mercado de seguros mais forte é o Machine Learning. Combinado com o Big Data, a própria inteligência artificial pode ler e interpretar uma grande quantidade de dados, de modo a eliminar a burocracia, evitar as fraudes e trazer um serviço cada vez mais personalizado para seu cliente, pois, o consumidor deste mercado, a exemplo de todos os outros, também evoluiu e busca facilidade na hora de contratar um seguro.
Por fim, é esperado que o blockchain faça uma grande mudança no mercado de seguros. A capacidade desta tecnologia de armazenar os dados e permitir a sua comunicação é muito disruptiva, aumentando a segurança e eliminando processos. Assim, não somente é mais fácil fazer a troca de informações, mas também manter estes dados seguros.
Novas formas de consumo para uma novas gerações
A eliminação ou diminuição considerável da burocracia. Em certos casos, esta burocracia é necessária, mas acaba prejudicando tanto o mercado quanto o cliente, que pode desistir da compra.
Especialmente as novas gerações, como os millennials e a geração Z, que começam a se preocupar e mostrar interesse nesse tipo de produto, têm pouca paciência para a burocracia. Por isso, o mercado segurador precisa usar a tecnologia para facilitar o processo.
ERP de Seguros integram e descomplicam processos para as seguradoras
O ERP de Seguros, é um exemplo da união entre os especialistas em Seguros e de Tecnologia. Contempla todas as operações fundamentais do negócio de seguros, podendo gerenciar diferentes tipos de ramos ou de coberturas. Permite redução importante de custos, por ser um sistema completo, estável e bem maduro, afinal, os sistemas ERP´s apresentam constantes evoluções de otimização de processos e sistemas desde os anos 90.
E você, o que espera do mercado de seguros em 2020? Existe alguma tendência que você observou? Deixe seu comentário abaixo! Não se esqueça de seguir nossas redes sociais, Facebook e Linkedin, para acompanhar mais novidades deste mercado.