Com as transformações tecnológicas atuais, o setor de TI se tornou primordial para alavancar o sucesso de uma seguradora, tornando-se responsável pela otimização das rotinas administrativas, o que contribui para um melhor desempenho.
Além disso, a área de TI ganhou uma posição estratégica, pois é valiosa durante as tomadas de decisões, uma vez que os investimentos em tecnologia estão ligados aos objetivos que a seguradora deseja alcançar.
A Tecnologia da Informação tem como objetivo ajudar as seguradoras na implementação de sistemas mais efetivos de gestão, fazendo com que essas organizações tenham um melhor acesso aos dados e outras informações mais importantes em um único lugar. Responsável por melhorar a capacidade de resposta da gestão empresarial, sugere-se que a partir da implementação de sistemas de ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), a seguradora consiga realizar um planejamento de recursos com agilidade.
Isso se deve ao fato que um ERP consegue interligar as perspectivas funcionais e sistêmicas em um só lugar. As informações inseridas através das funcionalidades das áreas de finanças, contabilidade, recursos humanos, marketing, entre outros, podem estar presentes em sistemas de apoio às decisões da seguradora.
Com a facilidade de acesso às informações de todos os setores da organização em um único lugar, os gestores conseguem ser mais produtivos na elaboração de soluções de problemas mais pontuais, o que impacta diretamente nas decisões tomadas.
O recurso de ERP encontrou, na tecnologia, novas ferramentas que podem ser importantes para o aperfeiçoamento desse sistema de apoio, visando a capacidade de antever problemas e entender quais são as soluções mais práticas para que os imprevistos não impactem negativamente a seguradora.
Ferramentas diferenciadas de TI durante as tomadas de decisões
Para que o setor de TI seja eficaz em sua participação nas decisões rápidas da seguradora, ela deve contar com ferramentas de suporte que dinamizem as soluções com maior precisão. São necessárias boas ferramentas de apoio para as tomadas de decisão. As mais comuns são o Customer Relationship Management (CRM), Business Inteligence (BI) e o Cloud Computing.
A maior importância de manter um CRM é, em suma, manter o relacionamento com o cliente como uma das prioridades da seguradora. A partir do seu uso, é possível manter uma base fiel de consumidores, além de organizar estratégias para entender e atender as demandas desse público.
Já com o BI, o setor de TI tem a oportunidade de participar das tomadas de decisões, provendo inteligência de mercado, o que é essencial para que as soluções de gestão empresarial (ERP) sejam claras e objetivas.
Se o BI já é um grande complemento ao CRM, o Cloud Computing surge como uma oportunidade de organizar todos os recursos, programas e informações necessárias para a tomada de decisão. Na computação na nuvem, todos os colaboradores da seguradora poderão ter acesso às informações em qualquer dispositivo que esteja conectado à internet. Isso faz com que as reuniões possam ocorrer de uma maneira mais produtiva, já que seus gestores poderão sanar as dúvidas e encontrar soluções mais rapidamente através do que está armazenado no Cloud Computing, com a ajuda do BI e do CRM.
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