Podemos dizer que um dos procedimentos mais importantes da execução de uma obra é a vistoria técnica. É ela que garantirá a qualidade e a segurança da construção e atestará sua viabilidade e durabilidade em longo prazo. O descaso com a vistoria pode gerar consequências graves – em caso de erros na execução do projeto, a credibilidade da construtora é prejudicada e a segurança das pessoas é colocada em risco.
Considerando essas questões envolvidas, a vistoria técnica em obras é um processo indispensável. E para que ela seja feita com total confiabilidade é fundamental contar com profissionais capacitados.
O que é vistoria técnica em obras e qual a sua importância
A vistoria técnica em obras é um procedimento que visa avaliar, de forma preventiva, se uma obra foi executada conforme o projeto aprovado, com o objetivo de encontrar possíveis erros de construção, identificar falhas ou vulnerabilidades estruturais. Realizada por meio de uma inspeção extremamente rigorosa, em que todos os aspectos são documentados, a vistoria evita acidentes e imprevistos, além de atestar a qualidade e segurança do imóvel que será entregue.
Os tipos de vistoria
Vistoria antecipada
A vistoria antecipada é aquela feita antes da entrega do imóvel ao comprador. É realizada uma análise precisa de diversos aspectos da construção, com o intuito de identificar e solucionar problemas antes da entrega. A vistoria antecipada tem uma abordagem preventiva e, apesar de ser um direito garantido dos clientes, serve como garantia para ambas as partes.
Vistoria cautelar
Já a vistoria cautelar tem como objetivo averiguar e garantir a segurança dos imóveis próximos à edificação. Dessa maneira, é possível verificar se há algum risco de danos para as construções do entorno da obra, determinar quais equipamentos mais adequados a serem utilizados e avaliar a necessidade de reparos, que serão destacados no laudo, assim como o prazo de execução dos mesmos. Essa não é uma vistoria obrigatória, mas resguarda juridicamente a construtora ou o condomínio de problemas gerados após a construção e serve também como uma referência.
Os profissionais responsáveis pela vistoria técnica em obras e a relevância de contratar especialistas qualificados
Para ter respaldo técnico e ser confiável, a vistoria deve ser realizada por profissionais habilitados, ou seja, engenheiros ou arquitetos registrados pelos seus respectivos conselhos de classe (CREA, CAU). Há também empresas especializadas que contam com uma equipe formada por profissionais competentes dessas áreas — engenheiros e arquitetos — e oferecem esse serviço de vistoria técnica em obras e a elaboração de laudos.
Como a vistoria traz segurança judicial, uma vez que é emitido um laudo com peso jurídico, é fundamental que esse procedimento seja realizado por profissionais qualificados. Esse laudo pode se tornar uma peça pericial em caso de uma ação judicial e, por essa razão, só pode ser emitido por especialistas habilitados para isso. Além da segurança e da responsabilidade asseguradas, há também a garantia de um melhor resultado.
A vistoria técnica em obras é um procedimento de importância estratégica que reduz riscos, antecipa falhas e corrige erros. Nesse sentido, buscar o máximo padrão de qualidade e conformidade com o projeto exige o envolvimento dos melhores profissionais. Afinal, como diz o ditado, o seguro morreu de velho.
Ainda tem dúvidas, Fale Conosco e um especialista entrará em contato.