Na rotina das seguradoras o atendimento tem papel de protagonista. Podemos dizer que esse é um fator que influencia diretamente na capacidade de retenção de clientes e, consequentemente, contribui para aumentar a lucratividade e melhorar os resultados.
Em um mercado tão concorrido, em que o poder de escolha está nas mãos do consumidor, prestar um bom atendimento é primordial. Contemplamos neste artigo as principais especificidades do atendimento ao cliente no setor de seguros e os passos para se destacar. Acompanhe a leitura e descubra!
Atendimento no mercado segurador: particularidades e desafios
Quando falamos de prestação de serviço, em qualquer área, o atendimento por si só já é algo desafiador, considerando as demandas e o nível de exigência cada vez mais alto dos consumidores.
Para o segmento de seguros, há ainda um agravante: ao buscar a contratação de um seguro, geralmente as pessoas estão em um momento vulnerável, de dificuldade. Por essa razão, é indispensável que o cliente se sinta acolhido, que a comunicação seja clara e as informações e orientações precisas, sem qualquer brecha para mal entendidos.
Para isso, os processos precisam ser bem definidos e padronizados, além de executados por uma equipe bem treinada e com segurança para prestar o atendimento da melhor forma e assegurar que tudo seja resolvido.
Tudo isso é essencial para a garantia da satisfação do cliente. Afinal, o mercado de seguros é extremamente concorrido. Se o consumidor não gostar do atendimento prestado, ele não hesitará em trocar de seguradora na data de renovação do seguro.
Passo a passo para melhorar o atendimento:
- Garanta um atendimento humanizado
Em situações adversas o que as pessoas mais desejam é serem ouvidas. Por isso, a equipe de atendimento deve ser empática e preparada para lidar com as questões dos clientes.
As dúvidas precisam ser tiradas de forma direta, ágil e objetiva. Um atendimento humanizado é aquele feito com honestidade e transparência, em que há a antecipação de problemas e o estabelecimento de uma relação de confiança.
- Disponibilize vários canais para o seu cliente
A chamada comunicação omnichannel é hoje uma tendência. Isso quer dizer que a comunicação com o cliente precisa estar disponível e ser eficiente nos mais diversos canais — seja por telefone, e-mail, whatsapp ou chat.
Além disso, é fundamental que todos os canais sejam integrados e de fácil acesso. Imagine como é irritante e desconfortável ter que repetir a mesma informação várias e várias vezes em uma situação delicada como é o caso de um sinistro?
- Invista em recursos tecnológicos para otimizar o atendimento
A melhor maneira de ter um atendimento eficiente é fazer com que o mesmo seja uma prioridade em sua empresa. Para isso, é importante que os processos envolvidos no negócio sejam automatizados e, então, otimizados. Só assim sobrará tempo para focar no relacionamento com o cliente.
De que forma fazer isso? Por meio do investimento em tecnologia, como um sistema de gerenciamento de processos — denominado ERP. Hoje, estão disponíveis no mercado, software desenvolvidos especialmente para atender seguradoras. Dessa maneira, é possível ter a integração dos processos e das informações dos diversos departamentos, inclusive do atendimento.
Pense nisso como um diferencial estratégico! Afinal, um bom atendimento na área de seguros é hoje essencial para fidelizar clientes e garantir credibilidade.
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