No contexto em que vivemos hoje, em meio a uma pandemia que parou o mundo, a questão da necessidade de inovação pode até parecer óbvia. Afinal, todos os setores, sem exceção, tiveram que se adaptar para manterem suas atividades e oferecerem formas de consumo digital para continuarem funcionando.
Apesar de o processo de transformação digital já estar em curso há alguns anos, essa situação de instabilidade e incerteza acelerou tudo, exigindo mudanças de paradigmas e a criação de novas realidades. Se antes ainda havia alguma resistência ao novo e às tecnologias — tanto por parte do consumidor quanto das empresas —, ela caiu por terra em função da demanda por novos meios de consumir e de fazer negócio.
Nesse sentido, a importância da inovação no mercado de seguros foi escancarada. Quer saber como se atualizar para atender as novas exigências do mercado? Mostramos a seguir como!
A importância da atualização contínua no setor de seguros
Em diversos segmentos, ideias inovadoras e o “fazer diferente” vêm redefinindo o mercado com o auxílio da transformação digital. Esse cenário foi construído a partir da mudança de comportamento do consumidor, que se tornou mais exigente e mostrou a necessidade de simplificar e otimizar processos, melhorar a eficiência, diminuir a burocracia e investir na proximidade com o cliente e em personalização.
Dessa maneira, esse contexto não é diferente para o setor de seguros. Não há mais espaço para antigos modelos de negócio, que não priorizam as tecnologias e a inovação. Só com o investimento em atualização contínua é possível se manter competitivo e gerar novas oportunidades de negócio. Conheça, nas próximas linhas, alguns meios de promover a inovação em sua seguradora.
As principais ferramentas para inovação no mercado segurador
Sistema de gestão
Para se modernizar e se atualizar conforme as novas diretrizes do mercado, é essencial operar com um sistema de gestão especializado. Esse é um investimento que é a base para ter agilidade nos processos, integrar dados e automatizar a gestão. Além disso, é uma maneira de estar condizente com as novas modalidades de trabalho, já que é uma ferramenta que geralmente viabiliza o modelo home office.
Venda online
O cliente atual quer ter praticidade e conveniência na contratação de seguros. Por essa razão, oferecer produtos em que os processos podem ser realizados em sua totalidade de forma online é imprescindível. É claro que em modalidades mais complexas de seguros há limitações que demandam atendimentos mais aprofundados, mas em uma renovação de um seguro de carro, por exemplo, há a possibilidade de o cliente ter a autonomia de efetuá-la sozinho de maneira digital, sem burocracias. A tendência é oferecer ao consumidor opções de atendimento conforme a sua preferência.
Inteligência artificial
Ferramentas que favoreçam a integração, o gerenciamento e a análise estratégica de dados são fundamentais para a inovação no mercado de seguros. Nesse sentido, recursos de Business Intelligence e Big Data facilitam a previsão de tendências e oportunidades, antecipam e mapeiam possíveis riscos para o negócio, além de possibilitar a personalização e o desenvolvimento de produtos inovadores que atendam as demandas atuais e futuras.
O mundo está mudando de forma muito rápida e o que é novidade hoje pode estar obsoleto em pouco tempo. Por isso, as empresas do mercado segurador precisam ter a consciência da necessidade de se atualizar continuamente e de agir rápido frente às mudanças. É isso que definirá quem vai se manter no jogo.
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