Como muitos devem se lembrar, antigamente os dados eram coletados e armazenados de maneira física, ou seja, em muitos papéis, pastas, arquivos e ficheiros. A tecnologia possibilitou a consolidação da informação em ferramentas mais práticas, como as famosas planilhas do Excel.
No entanto, rapidamente, recursos desse tipo se tornaram obsoletos, pois ainda era difícil reunir dados de diferentes departamentos e fontes de maneira rápida para fazer uma análise mais precisa e confiável e então determinar os direcionamentos do negócio.
Hoje, a tecnologia permite que as empresas tenham à disposição sistemas e softwares sofisticados desenvolvidos especialmente para promover a integração da informação e apoiar, de forma estratégica, a tomada de decisão. Neste post, mostramos as principais vantagens da centralização de dados e como priorizar essa tática de gestão ajudará a sua empresa a crescer e a se destacar no mercado.
O que significa o conceito de centralização da informação?
Antes de mais nada, é importante entender que promover a centralização da informação é diferente de ter uma gestão organizacional centralizada, ou seja, aquela em que as decisões são tomadas por um grupo restrito de pessoas, geralmente do alto escalão, em um processo rígido e inflexível. Esse modelo de gestão corporativa, inclusive, está ultrapassado.
Centralizar informação, portanto, é adotar um sistema que integre dados em uma base unificada e que possa ser acessado e alimentado por colaboradores e gestores, de maneira organizada e categorizada. Dessa maneira, é possível gerenciar e compartilhar documentos, dados e se comunicar por meio de um ambiente virtual. Além disso, há a possibilidade de ter acesso a relatórios, indicadores e métricas de forma ágil, o que favorece uma análise mais assertiva.
Quais as vantagens dessa estratégia?
- Mais organização e agilidade
Com a integração da informação, há uma estruturação e categorização dos dados que beneficia a organização e otimiza o tempo na execução dos processos. Dessa maneira, ganha-se agilidade e aprimora-se a segurança dos dados coletados. A informação não fica perdida em arquivos (digitais e físicos) de diferentes departamentos e é mais fácil acessá-la.
- Possibilidade de análise em tempo real
O Business Intelligence, por exemplo, é uma ferramenta que tem esse propósito de centralizar dados e permite a geração de relatórios e gráficos com facilidade. Nesse sistema, informações de diferentes fontes são cruzadas e integradas para que a análise do negócio seja feita em tempo real, de qualquer lugar, em qualquer horário.
- Maior embasamento para a tomada de decisão
A falta de tecnologias que possibilitassem a centralização da informação fazia com que o processo de tomada de decisão fosse mais difícil. Afinal, gestores precisavam confiar suas decisões somente em suas experiências e conhecimento de mercado. Ou então tinham que se basear em pesquisas caras, que não refletiam de forma precisa a situação da empresa.
Hoje, essas resoluções são pautadas em dados sólidos. Além disso, essa estratégia de integração de dados dá segurança e gera autonomia para que não só o corpo de gestão tome decisões, mas também os colaboradores responsáveis por determinados setores ou que estejam envolvidos diretamente com a resolução do problema.
Sabemos que, atualmente, a maneira como a informação é tratada em uma empresa é decisiva para posicioná-la no mercado. Em um setor tão competitivo como o segurador, em que os dados têm importância ímpar, isso fica ainda mais evidente. A centralização dos dados é, portanto, uma estratégia que permite uma melhor gestão e maior precisão na tomada de decisões.
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