Você sente que sua seguradora poderia obter melhores resultados em acordos jurídicos? O controle de prazos de ações judiciais é um desafio em sua gestão? A necessidade de investimento na área jurídica tem se mostrado inevitável com o crescimento do seu negócio e você se preocupa com a qualidade do serviço prestado?
A identificação com as questões acima é condizente com o momento competitivo atual. A demanda por uma gestão mais inteligente e flexível em todos os âmbitos de um negócio também afeta o setor jurídico, tão fundamental para empresas do ramo segurador. Nesse sentido, hoje existe uma solução acessível e inovadora em que é possível fazer a gestão de ações judiciais com alta expertise, qualidade, eficiência e agilidade: o BPO em processos judiciais.
O que é BPO em processos judiciais?
O BPO, sigla para Business Process Outsourcing, é um tipo de serviço que vem se consolidando como uma tendência mundial e, cada vez mais, é uma opção para organizações de pequeno, médio e grande porte que desejam ser mais eficientes e competitivas no mercado.
Consiste na terceirização da gestão de setores que são fundamentais para a sobrevivência de uma empresa, como contabilidade, financeiro e RH, por exemplo. Nesse contexto, há o BPO em processos judiciais, voltado para área jurídica. Com esse serviço, toda administração e controle de prazos jurídicos, gestão de ações judiciais e controle administrativo da área contenciosa fica a cargo de uma empresa especializada.
Como esse serviço pode agregar valor ao negócio do setor de seguros?
Sabemos que para o ramo de seguros a parte jurídica é um departamento de destaque, já que a administração de contratos, apólices e ações judiciais faz parte do dia a dia do negócio. No entanto, estruturar todo um setor jurídico para atender essas demandas é algo complexo que exige um grande investimento financeiro, tanto no que tange a questão da estrutura física, quanto de pessoal. Afinal, seguradoras geralmente lidam com diversas áreas e esferas do Direito, o que requer um profissional especializado em cada uma delas. Há, portanto, a necessidade de contratar advogados com especializações diversas, que tenham conhecimento específico e sejam capazes de atender os diferentes casos demandados. Dessa maneira, as despesas somente com a folha de pagamento já seriam exorbitantes.
Quais a principais vantagens de contratar um BPO em processos judiciais?
Por todas as razões já citadas, a contratação de um serviço de BPO em processos judiciais para fazer a gestão do contencioso se apresenta como uma solução bastante vantajosa. Veja a seguir os principais benefícios dessa estratégia:
- Redução de custos, erros e riscos – Não há a necessidade de investir em uma grande estrutura, como já foi pontuado. Com o foco total de uma equipe especializada e comprometida, os erros diminuem e, consequentemente, os riscos são reduzidos.
- Melhoria contínua da qualidade e dos processos jurídicos – O acesso a modernos sistemas de informação, assim como a utilização das metodologias mais atuais para a gestão e automatização da operação, proporciona uma melhoria contínua dos processos jurídicos e a garantia de qualidade e melhor desempenho.
- Possibilidade de contar com profissionais especializados – Há a possibilidade de trabalhar com os melhores profissionais da área jurídica, especializados no ramo de seguros, sem a necessidade de desembolsar altos recursos financeiros que comprometeriam o caixa da empresa.
Considerando tudo isso, o BPO em processos judiciais pode agregar muito valor à operação de seguradoras, garantindo um suporte eficaz e efetivo na gestão de ações judiciais e gerando autonomia e segurança para as empresas.
Ainda tem dúvidas a respeito do assunto ? Entre em contato e fale com o nosso especialista !