As principais inovações do mercado segurador atualmente são reflexo daquilo que uma Insurtech pode fazer. Estas empresas, que oferecem soluções tecnológicas voltadas para o setor já conectam clientes às redes das seguradoras em tempo real. O sinistro de um carro, por exemplo, pode ser informado na mesma hora. Em seguida, fotos do ocorrido são enviadas para uma análise mais rápida.
Este é um exemplo de como os produtos das Insurtechs transformam o mercado. A mudança ocorre a tal ponto que mesmo empresas tradicionais de seguros vêm se relacionando com estes empreendimentos. Ou seja, o que buscam é um caminho por meio das novas tecnologias para aumentar a eficiência operacional das seguradoras; um exemplo disso é a tendência de procura por sistemas de gestão exclusivos para seguros.
Seguradoras e Insurtech
Uma das formas como prestadoras de serviço ao mercado segurador ajudam empresas mais tradicionais, é no tratamento de dados. Afinal, no presente cenário de transformação digital não há empreendimento do setor que consiga fugir de um grande volume informacional. Para lidar com isso, adotar ferramentas informatizadas de gestão, como o ERP de seguros, que pode gerir de forma inteligente todas as transações internas e externas de apólices e demandas de seguros, é fundamental.
Assim, algumas empresas já vêm trabalhando com a Internet das Coisas (IoT), justamente para oferecer o que descrevemos no início: conexão em tempo real. É o que ocorre em um veículo autônomo, por exemplo, onde sensores inteligentes captam os danos e alertam na mesma hora às seguradoras. Serviços que empregam blockchain também será lugar comum para as Insurtechs em pouco tempo.
A Inteligência Artificial é outro recurso que tem entrado em cena, com frequência cada vez maior, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, onde assistentes virtuais e objetos inteligentes são mais comuns. Enquanto isso, no Brasil, o processo também está evoluindo para adaptar o mercado nacional à tecnologia digital. Veja a seguir, de que forma isto vem acontecendo.
Ferramentas digitais para atender o gerenciamento e prevenir fraudes
Segundo dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, em 2018 o país já possuía 78 Insurtechs funcionando em seu território. Estas empresas se dividem entre o oferecimento de produtos (40%), serviços de dados e análise (12%) e serviços voltados para a jornada do usuário. A predominância de produtos está ligada à forma mais direta como eles conseguem atender às necessidades dos clientes.
É claro que não podemos esquecer que os dados são de extrema importância para as seguradoras que operam paralelamente no mundo digital. O segredo está em saber lidar com as informações que os clientes fornecem para a empresa. Igualmente relevante é a capacidade de minerar dados relevantes. Neste cenário em particular, uma Insurtech ajuda as seguradoras a trabalharem a inteligência de mercado.
Ou seja, com este conhecimento do setor, é possível identificar mais facilmente oportunidades e tendências.
Com relação ao público, os dados permitem que se realize um estudo de perfil detalhado, a fim de criar produtos e soluções personalizados. Adotando recursos como Data Analytics, a adaptação à tecnologia digital passa a representar, também, uma prevenção aprimorada contra fraudes.
Enquanto os sistemas classificam o risco de um seguro e a sua aceitação, ao mesmo tempo realizam uma verificação na justiça, levantando se o segurado já respondeu processos por fraude. As possibilidades são vastas, e rumam todas para serviços cujo suporte se abriga na tecnologia digital.
Para muitas empresas, recorrer a essas tecnologias é a forma de se adaptar a este novo paradigma. Conheça o ERP SegDelphos, uma tecnologia de gestão completamente adaptada para as demandas de seguradoras. Se você tem dúvida de como a área de seguros vem se relacionando com a tecnologia, registre a sua pergunta nos comentários. Não deixe também de seguir nossas redes sociais, Facebook e LinkedIn para receber todas as novidades do mercado segurador.