Nas últimas décadas, o processo de gestão de seguros e apólices sofreu progressiva informatização. O que por muito tempo demandou uso exclusivo de registros documentais em papel, migrou para os sistemas digitais. É claro que não basta investir em software que execute uma única função. Por isto, as empresas do mercado segurador passaram a adotar o ERP – Enterprise Resource Planning, também conhecido como Sistema Integrado de Gestão.
Enterprise Resource Planning
Esta ferramenta corporativa ajuda os gestores a lidarem com múltiplas tarefas. Ao mesmo tempo, podem coletar e processar dados que fundamentam decisões estratégicas. Dito isso, cabe salientar que as seguradoras podem ser diretamente beneficiadas por esta tecnologia.
Ao serem fechadas as propostas de seguro, por exemplo, os dados são transferidos automaticamente para os setores competentes e, após emissão da apólice, o setor financeiro já terá a expectativa dos valores a receber com prêmio de seguro. As seguradoras podem se beneficiar do ERP para realizar as suas atividades de gestão de seguros de diversas outras formas.
Para começar, na relação com as corretoras: partindo de informações qualificadas, por exemplo, os serviços intermediados pela corretora podem ser melhor direcionados. Uma orientação voltada à exclusividade e que ajuda a trabalhar o Customer Success.
O módulo de Customer Relationship Management (CRM) é um recurso que pode ajudar a alcançar este objetivo. Vale lembrar ainda que a comunicação de modo geral é aprimorada com a utilização de um ERP. Afinal, o sistema pode interligar corretora e seguradora de forma eficiente, criando um fluxo de informações que melhora a gestão de apólices.
Utilizar o ERP – Sistema Integrado de Gestão no controle de sinistros e emissão de apólices, aumenta a segurança da informação na gestão de seguros
Vimos que o software integrado de gestão colabora para o controle de apólices e sinistros. Isto ocorre porque, com o ERP, estes processos são tratados em um único lugar. A ferramenta possui processos que gerencia do aviso à liquidação do sinistro, incluindo tratamento das despesas dos sinistros, registros e acompanhamentos de ações judiciais. Também servem para cadastrar e acompanhar todos os segurados.
São capazes de emitir apólices e também para tratar de endossos, renovações, cancelamentos e eventuais restituições. A tecnologia é igualmente proveitosa para gestão de seguros porque serve para lidar com o aspecto financeiro. Sobretudo no tocante à gestão de cobranças, o software faz muita diferença, oferecendo benefícios para a gestão do negócio como um todo. O ERP também controla os pagamentos, principalmente os relacionados às comissões e indenizações de sinistro.
Outro aspecto onde o ERP atua é na restrição ao fluxo de dados, o que ajuda no Compliance. Ademais, ele respeita as orientações da SUSEP ao gerar os seus registros. Em muitos casos, ocorre a captação e gestão destes ativos sem a interferência humana, o que aumenta a segurança da informação. Ainda no tocante aos dados, os ERPs facilitam a transmissão de informações para a Receita Federal.
Quanto à gestão e governança, os dashboards tornam as atividades da empresa mais claras e facilita a tomada de decisão. Já os relatórios servem para detalhar e aprofundar as atividades operacionais da seguradora. A gestão de seguros e apólices torna-se muito mais eficiente e segura com a adoção de um ERP. Conheça o SegDelphos, o erp projetado por especialistas em seguros e tecnologia, com o propósito de atender integralmente às necessidades dos clientes.
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