O mercado segurador está cada vez mais habituado às facilidades oferecidas pelos softwares de gestão empresarial. Afinal, estas soluções informatizadas dão suporte a processos, coleta e gestão de dados, relatórios, dentre tantas outras atividades. Embora você conheça estes benefícios, é fato que principalmente na área de seguros, possuir um ERP “padrão”, não é suficiente.
Enquanto um ERP deve atender às necessidades particulares de cada empresa. Neste artigo, trataremos da questão sobre o “porque” da importância das seguradoras terem um sistema de gestão personalizado. Basta imaginar o seguinte: os processos e demandas da sua seguradora são exatamente iguais aos da concorrência?
Dificilmente a resposta para a pergunta será positiva. Tanto mais se você busca estabelecer um diferencial competitivo. Portanto, mesmo que um sistema ERP padrão ofereça benefícios mais abrangentes para o mercado, é indispensável a sua personalização. Em primeiro lugar, para que possam ser atendidas as exigências internas. Em segundo, para melhor servir aos seus clientes.
Personalização do ERP
Quando um sistema automação empresarial é personalizado, ele parte de um estudo aprofundado sobre negócio e área de atuação. Isto significa que serão oferecidos os recursos mais adequados para o seu contexto particular. Software genéricos acabam por não apresentar soluções precisas, o que, em algumas circunstâncias, pode gerar uma falha no atendimento à empresa.
Ademais, quanto mais específicas forem as demandas da área de atuação da empresa, mais necessária será uma solução sob medida. É o que ocorre com o mercado segurador, que apresenta muitas especificidades que não são atendidas por soluções padronizadas. Aqui devemos entender que o sistema deve sempre moldar-se à seguradora e não o contrário.
O seu ERP de seguros terá mais precisão e menor custo
O seu ERP de seguros deve ser preciso, eliminando quaisquer ferramentas e recursos que não tenham utilidade para o empreendimento. Inclusive, evitamos com isso a compra de software que não dispõe da chamada modularidade. Ou seja, a capacidade de acoplar novas ferramentas ao sistema. A solução limitada acaba obrigando os gestores a comprarem outros produtos para fazer a integração completa das atividades da empresa. E aí o sistema ERP acaba saindo mais caro para o empreendimento, ao contrário do que ocorre em uma solução personalizada. Neste caso, há uma grande redução no tocante aos custos operacionais. E mais: por atender às necessidades únicas da sua empresa, um ERP de seguros customizado tem impactos significativos na produtividade.
Devemos lembrar ainda que um sistema ERP deste tipo se adapta facilmente às mudanças que surgem no mercado. Esta adaptação também pode ocorrer por conta das necessidades da empresa que mudam enquanto ela cresce. Podem ser, inclusive, as demandas dos usuários que se transformaram com o tempo. De todas as formas, o sistema ERP customizado apresenta vantagens sólidas para a sua empresa.
Para receber em primeira mão artigos sobre tecnologia e soluções em TI, assine a nossa newsletter. Aproveite para curtir as nossas redes sociais, Linkedin e Facebook e receber informação de qualidade sobre o mercado segurador, gestão e tecnologia.