Apesar de o dinamismo, a complexidade e a competitividade serem fatores intrínsecos do mercado segurador, em que mudanças constantes fazem parte da rotina, há de se concordar que o cenário atual está repleto de desafios para o setor.
Assim, se preparar e fazer um planejamento estratégico para encarar os obstáculos vigentes e os que estão por vir é importante para que as Seguradoras e as empresas ligadas ao mercado segurador alcancem as metas de crescimento e se destaquem.
Com a leitura deste artigo, você terá um panorama dos principais desafios na gestão de seguros no momento. Veja a seguir como entender os novos tempos e saber o que precisa ser desenvolvido e incorporado ao seu negócio para lidar bem com as mudanças!
Adaptar-se aos novos hábitos de consumo e aos diferentes perfis de clientes
A maneira como as pessoas consomem produtos e serviços mudou, assim como os parâmetros de interação entre clientes, marcas e empresas. Os novos hábitos de consumo demandam eficiência, requerem a agilidade das transações pautadas no digital e a necessidade do marketing de relacionamento, com atendimento focado na experiência do cliente em toda a sua jornada de compra. Nesse contexto, os diferentes perfis de segurados precisam ser levados em conta, o que revela uma das principais tendências no mercado segurador — a personalização. É preciso estar atento a esse movimento e se ajustar.
Integrar as mudanças provocadas pela transformação digital
A pandemia acelerou o processo de transformação digital e escancarou a necessidade de implementar inovações e alterar modelos de gestão antigos. Por mais que seja desafiador, incorporar novas tecnologias é uma questão de sobrevivência. Softwares de gestão com tecnologia cloud computing, para modernizar o gerenciamento, e ferramentas de Business Intelligence e Big Data, para fazer análises de dados mais assertivas, são alguns exemplos de mudanças tecnológicas que precisam ser implementadas o quanto antes em empresas de seguro.
Lidar com um cenário de incertezas
Crises econômicas e momentos de instabilidade e incertezas — como esse que estamos passando devido à uma pandemia global — geram medo e demandam resiliência e criatividade para driblar o inesperado. Por isso, um desafio atual é ter a habilidade de avaliar de maneira estratégica situações adversas para se reestruturar e se reinventar, transformando desafios em oportunidades de negócio.
Adequar-se às diretrizes da LGPD
Outro fator que precisa estar em pauta é a busca pela adequação à LGPD, sigla para Lei Geral de Proteção de Dados, vigente no Brasil desde setembro de 2020. A legislação, que regulamenta o tratamento de dados, impacta fortemente o setor segurador, que tem as informações de seus clientes como um dos seus principais ativos. Lidar com esses dados de forma responsável e segura já era uma preocupação, mas adaptar-se às diretrizes da lei para garantir a proteção máxima no gerenciamento da informação é agora indispensável, já que existe a possibilidade de aplicação de multas altas e sanções administrativas às empresas que a descumprirem.
Diante de tantas inovações e momentos turbulentos, podemos notar que transformação é a palavra de ordem. O mercado de seguros vem recuperando gradualmente o otimismo e as previsões são promissoras para aqueles que não tiverem medo da mudança e buscarem se adaptar.
Gostou do artigo? Não se esqueça de seguir nossas redes sociais, Facebook e Linkedin, para acompanhar mais novidades deste mercado.