Quando administramos um negócio, muitas vezes nos vemos naquele dilema de termos que nos dividir em várias frentes pensando na gestão como um todo.
Isso porque em qualquer ramo empresarial há a necessidade de ter processos e departamentos que, apesar de não serem a atividade de foco principal da organização, são essenciais para o funcionamento de uma empresa. Nos referimos à contabilidade, ao financeiro, departamentos de RH e atendimento, por exemplo.
Nesse sentido, assim como diversas empresas de outras áreas, as seguradoras têm enxergado essa necessidade de terceirizar processos focando em uma maior produtividade, eficiência e, consequentemente, em um melhor resultado. Por essa razão, investir em um serviço de BPO de seguros é uma tendência mundial, além de contribuir para que empresas se destaquem no setor. Entenda agora como esse serviço funciona e quais as vantagens de contratá-lo. Confira!
O que é BPO?
BPO corresponde à sigla em inglês para Business Process Outsourcing. Apesar de o nome sugerir algo complicado, o serviço é simples. Trata-se da terceirização de processos de negócios. Ou seja, contratar um serviço de BPO significa terceirizar processos que são necessários para a operação de uma empresa.
É algo cada vez mais comum e é a aposta de organizações que querem ter uma visão mais estratégica e otimizar seus processos, ganhando produtividade e atingindo a excelência nos processos de gestão. Isso permite uma maior disponibilidade de tempo para focar no que realmente importa: a atividade foco da empresa, o chamado core business.
O BPO de Seguros
Quando se avalia a possibilidade de contração de um serviço de BPO, contar com um fornecedor que oferece um serviço personalizado para o ramo é um diferencial. Dessa maneira, a implementação de um BPO de seguros como modelo de outsourcing pode ser uma aposta mais certeira para seguradoras.
Afinal, há a possibilidade de ter acesso a um serviço com profissionais experientes e especializados na área e também de contar com infraestrutura e softwares projetados para executar os processos específicos do segmento de maneira otimizada. Com isso, ganha-se eficiência na gestão da seguradora.
Os benefícios de um serviço de BPO
Algumas vantagens de ter o serviço de BPO já foram citadas, como o ganho em produtividade e eficiência devido à otimização de processos. Ainda assim, há outros benefícios a serem considerados. Um BPO de seguros, por exemplo, permite que haja maior foco no atendimento, tão importante para o cliente do setor, já que não é preciso dividir o tempo com atividades secundárias da operação.
Há também vantagens econômicas, já que o custo operacional é reduzido. Com o BPO, a necessidade de contratar funcionários e manter toda uma estrutura é eliminada, além de garantir que os profissionais responsáveis por cada processo sejam altamente qualificados e preparados para lidar com as demandas da área.
Outro benefício é o favorecimento da inovação no ambiente corporativo. Por não estar mergulhada em processos, a equipe é incentivada a pensar fora da caixa e a encontrar maneiras de melhorar as práticas.
Sem dúvida, ter a atividade principal da empresa como foco é hoje fundamental para conquistar excelência na gestão. Considerando isso, o BPO de seguros se apresenta como uma solução para as seguradoras atingirem esse objetivo. Ele oferece suporte para todas as etapas da operação de gestão de seguros e dá a oportunidade para que a empresa dê total atenção ao que realmente importa.
Ainda tem dúvidas se á melhor solução para a sua seguradora, fale conosco e um especialista entrará em contato.