Quando pensamos em seguros, tendemos a associá-los a processos burocráticos e ineficientes. Porém, isso é um equívoco, já que as seguradoras (assim como os demais setores do mercado) têm recorrido à revolução industrial 4.0 para flexibilizar o processo de vendas e melhorar a experiência dos corretores e segurados.
De acordo com um estudo recente, conduzido pela consultoria Capgemini em conjunto com a Pegasystems, no Brasil, cerca de 70% das empresas de seguros já investem em ferramentas tecnológicas para aumentar o seu desempenho. Todavia, uma grande parcela delas ainda não busca utilizá-las para se diferenciar no mercado.
Pensando na importância da transformação digital para as seguradoras, escrevemos um artigo com tudo o que você precisa saber para implementá-la na sua empresa e, assim, alcançar bons resultados.
O que é transformação digital e como você pode implementá-la em sua empresa?
Diferente do que muitos pensam, transformação digital não significa substituir a informação analógica por uma digital por meio de tecnologias como Big Data e criptomoedas. O conceito vai muito além!
Transformação digital é um processo que se utiliza da tecnologia para promover mudanças estruturais nas organizações. É algo mais abrangente que provoca alterações nos padrões organizacionais e na legislação e, quase sempre, leva à otimização de processos e à melhoria do desempenho das equipes.
No setor de seguros, não é diferente. A tecnologia tende a ser usada de maneira estratégica, sobretudo para o atendimento ao cliente, o monitoramento da reputação da marca e a promoção de produtos e serviços.
A ideia é criar novas formas de oferecer produtos e serviços aos consumidores, tornando os processos mais rápidos, baratos e personalizados.
No entanto, não basta introduzir tecnologias digitais e esperar que estas, por si só, alcancem resultados satisfatórios.
Para que o seguro amplie a sua função de proteção, é necessário implementar o processo de maneira eficaz e utilizar as ferramentas disponíveis de forma eficiente.
Confira abaixo quatro passos para conduzir a transformação digital em sua seguradora corretamente e, assim, atingir os seus objetivos.
- Antes de tudo, foque nas pessoas
As pessoas são, sem dúvida, a chave para o sucesso de qualquer empresa e, portanto, devem ser o ponto de partida para conduzir uma boa transformação digital. E quando falamos em pessoas, não estamos nos referindo apenas aos clientes e aos potenciais consumidores. Estamos nos referindo também aos colaboradores, que precisam dominar as ferramentas tecnológicas aplicadas aos processos da seguradora. Daí a necessidade de buscar pessoas qualificadas para integrar a sua equipe.
- Invista no treinamento e na adaptação de colaboradores
Para conduzir de forma eficaz uma transformação digital em uma seguradora, é necessário concentrar-se em pessoas, processos e tecnologia.
Mas essas pessoas precisam saber manusear as ferramentas disponíveis. Se os colaboradores não estiverem acostumados a utilizá-las ou tiverem pouco ou nenhum domínio sobre elas, a solução é simples: criar uma cultura forte de aprendizado em equipes, de maneira a engajá-las no novo modelo organizacional.
Com as ferramentas certas, as seguradoras podem oferecer os produtos ou serviços adequados aos seus clientes, e, na hora certa. Isso faz toda a diferença.
- Utilize a transformação digital para simplificar processos
O segmento de seguros é visto como entidade cheia de regras e de processos. No entanto, é preciso atentar-se aos esforços que essas organizações têm feito para se manterem ativas e competitivas no mercado.
Um desses esforços é justamente a transformação digital, que permite às empresas de seguros simplificarem os seus processos, seja facilitando operações de pagamento, seja fornecendo coberturas personalizadas.
Em se tratando de seguro de automóveis, por exemplo, as novas tecnologias (aplicativos móveis e dispositivos de telecomunicação) são extremamente úteis. Isso porque elas costumam fornecer informações importantes, o que melhora a experiência do consumidor em relação ao produto ou serviço e o trabalho dos seguradores na ocasião de sinistros.
- Por fim, a tecnologia para gerir dados e destacar-se no mercado
A partir da transformação digital é possível, ainda, coletar e gerir dados em tempo real, tanto sobre o comportamento dos consumidores, quanto às atividades desenvolvidas por empresas concorrentes.
Esses dados podem transformar-se em informações valiosas, capazes de apoiar e agilizar a elaboração de novas estratégias voltadas ao consumidor, e antever situações de risco a tempo de minimizar ou evitar os seus impactos.
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