Quem é da área sabe. Ter credibilidade e boa reputação, principalmente quando o assunto é a regulação de sinistros, é fundamental para as empresas de prestação de serviços serem contratadas pelas seguradoras.
Nesse sentido, o processo de regulação de sinistros é uma vitrine, já que se trata de um dos procedimentos mais comuns no cotidiano do mercado segurador. Executá-lo com agilidade e eficácia reflete nos resultados e é essencial para que as empresas sejam vistas como referência. Saiba como aperfeiçoar o processo de gerenciamento de sinistros:
Como funciona a regulação de sinistros
O papel da regulação de sinistros é de avaliar danos e a cobertura do seguro contratado para executar o pagamento da indenização, se esta for procedente.
O processo começa com o aviso de sinistro do segurado à seguradora e funciona da seguinte maneira: primeiramente, é feito o levantamento dos danos e uma avaliação da cobertura. Após a apuração e constatação do sinistro, é então realizada uma análise dos laudos e peças documentais para o pagamento da indenização prevista na apólice.
O ideal é que a regulação de sinistros seja feita de maneira ágil, com a transmissão completa das informações relacionadas ao evento, de forma que o atendimento ao cliente seja eficiente.
Como melhorar o processo de regulação de sinistros
Uma série de ações podem ser tomadas pelas corretoras e seguradoras com o intuito de otimizar esse procedimento, já que a gestão de sinistro é uma das principais responsabilidades da atividade. Confira a seguir:
- Contratação de uma equipe preparada e especializada: é importante que os profissionais responsáveis por essa função tenham conhecimento preciso das apólices, cláusulas e riscos excluídos, por exemplo.
- Padronização dos processos e integração das informações: para uma regulação de sinistros eficiente, os processos precisam ser uniformes e as informações de fácil acesso pelo analista de sinistros.
- Investimento em tecnologia e serviços inovadores: a contratação de um BPO de regulação de sinistros para terceirizar o processo é uma excelente opção para as empresas que desejam oferecer um melhor serviço.
Vantagens de contratar um BPO de regulação de sinistros
Além de agilidade e eficiência, o BPO de regulação de sinistros é um serviço com diversos benefícios para as seguradoras que querem uma boa solução para esse quesito em seus negócios.
Uma gestão competente de regulação de sinistros pode consolidar a reputação de uma empresa no mercado e ainda melhorar resultados financeiros, uma vez que o BPO de regulação de sinistros é capaz de reduzir custos operacionais e exercer um importante papel no controle das despesas que envolvem os pagamentos de indenizações.
Outra vantagem é a centralização e a automatização das informações que podem ser acessadas com mais facilidade, o que melhora a satisfação do cliente com o atendimento.
Por último, há a flexibilidade de contratar serviços de forma personalizada, conforme as necessidades da empresa. Contar com uma empresa experiente na área seguradora e com know how na prestação desse tipo de serviço oferece tranquilidade e pode fazer a diferença.
A regulação de sinistros é uma atividade rotineira no segmento, por isso prestar o serviço com excelência reflete seriedade e passa credibilidade, o que impacta diretamente na escolha do consumidor. Quem busca soluções para melhorar esse processo pode ter um grande diferencial no mercado. Ficou com alguma dúvida a respeito do BPO de regulação de sinistros é um serviço, entre em contato conosco. Para mais conteúdos desse tipo, siga a Delphos no Facebook e no Linkedin.