Em um momento tudo parece estar indo bem. De repente, há aquela sensação de estagnação, comum a muitos gestores no processo de administração de um negócio. É quando aparece o questionamento que faz você perder noites de sono: o que pode estar atrapalhando o crescimento da sua empresa?
Crescer no mercado de seguros, um dos segmentos mais competitivos que existem, é um desafio. Porém, algumas ações e posicionamentos podem ser determinantes para impedir o crescimento da sua seguradora ou corretora. Com a leitura deste artigo, você vai entender quais são os principais erros que podem estar impedindo a expansão da sua empresa. Vamos lá?
Ignorar a transformação digital
Não dá mais para postergar o investimento em recursos tecnológicos. Para evoluir, é fundamental automatizar processos, diminuir a burocracia e ter documentos digitalizados com fácil acesso. Isso refletirá na produtividade da equipe, na qualidade do atendimento e poderá ajudar na redução de custos e erros. Um software de gestão, por exemplo, é uma solução prática para resolver essa questão.
Não fazer um planejamento estratégico
Ninguém cresce sem saber aonde quer chegar. Por isso, é importante reservar um tempo para fazer um bom planejamento estratégico para o seu negócio. Definir metas, identificar gargalos e oportunidades, além de antecipar problemas e riscos vai ajudá-lo a ter uma visão clara do que é necessário para progredir.
Não ter credibilidade e autoridade no mercado
No setor segurador, confiança é a palavra de ordem. Ao contratar algum tipo de seguro, as pessoas tendem a optar por empresas que julgam confiáveis, por razões óbvias. Por isso, passar credibilidade e construir autoridade é tão relevante nesse segmento. Como fazer isso? Sendo transparente, investindo no relacionamento com o cliente e se posicionando bem no mercado frente aos concorrentes. Nesse sentido, priorizar um atendimento ao cliente de qualidade, se mostrando disponível em diferentes canais de comunicação, é essencial.
Não inovar nas estratégias de prospecção
É preciso encontrar alternativas para prospectar clientes. Sair das estratégias tradicionais, como apostar na venda somente por meio de indicações ou esperar que o cliente venha até você, é necessário. Hoje, é indispensável ter uma boa presença digital — através de um site bem desenvolvido e interação constante nas redes sociais —, investir em ações de marketing direcionadas a determinado público e analisar indicadores para identificar novas oportunidades e recalcular a rota.
Ser engolido pelos processos
Os vários processos administrativos necessários para a operação de uma empresa — que envolve o operacional, contabilidade, financeiro e comercial, por exemplo — podem ocupar bastante tempo na sua rotina e impedir que você foque na sua atividade principal. Ou seja, aquela que efetivamente gera resultados. Isso certamente impacta o crescimento do seu negócio.
Uma alternativa eficaz para solucionar esse problema é terceirizar esses processos ao contratar um BPO de seguros. Por meio desse serviço, você ganha apoio de uma organização especializada em processos do seu negócio e fica livre para focar em estratégias para melhorar os resultados e expandir.
Esses são alguns fatores que podem estar te atrapalhando a crescer no mercado de seguros. É importante fazer uma autoanálise, identificar os pontos de atenção e melhoria e traçar novas estratégias. Mudanças são necessárias quando o objetivo é progredir. Como disse Albert Einstein, “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.